DEBATE NO RIO: faltam dez dias para as eleições municipais / Gustavo Serebrenick/Brazil Photo Press/ Folha Press
Da Redação
Publicado em 21 de setembro de 2016 às 12h08.
Última atualização em 22 de junho de 2017 às 18h38.
São Paulo — Faltando apenas 10 dias para as eleições municipais em todo o país, as disputas nas capitais continuam acirradas, conforme apontam as últimas pesquisas de intenção de voto do Ibope Inteligência.
Dos 20 candidatos que tentam a reeleição, 12 lideram as sondagens de suas respectivas cidades, segundo o instituto.
Dois deles, no entanto, disparam na preferência do eleitorado: a atual prefeita de Boa Vista (RR), Maria Teresa Guimarães (PMDB), com 74% das intenções, e Antonio Magalhães Neto (DEM), que mira o segundo mandato em Salvador (BA), com 68%.
Os partidos com mais candidatos na liderança das pesquisas são o PMDB e PSDB, ambos com quatro concorrentes no topo dos rankings de suas cidades. O partido do governo Temer se destaca em Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Boa Vista (RR) e Florianópolis (SC).
Vale lembrar que além de ser a legenda do atual presidente do país, o PMDB é a bancada com maior representatividade no Congresso Nacional. É também o partido com o maior número de governadores: sete ao total, atrás do PSDB e PT, que possuem cinco cada. A confirmação de vitória nessas capitais pode ser decisiva para apontar a liderança da sigla em todas as esferas da política nacional.
Já o PSDB encabeça as pesquisas em Maceió (AL), Teresina (PI), Manaus (AM) e Belo Horizonte (MG). Nas duas capitais nordestinas em que o partido lidera, os candidatos concorrem à reeleição: Rui Soares (Maceió) e Firmino Filho (Teresina).
Candidatos e partidos
Todos os 35 partidos brasileiros registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possuem ao menos um candidato disputando as eleições para a prefeitura das capitais. Os dois partidos com mais concorrentes inscritos, porém, não correspondem aos que possuem mais destaques nas pesquisas eleitorais.
O PSOL é a sigla com mais candidatos: possui concorrentes em 24 capitais. Já o PT e o PMDB aparecem em segundo e em terceiro lugar, disputando ao cargo em 18 e 15 capitais, respectivamente.
Partidos nanicos
Partidos nanicos também se destacam na corrida eleitoral. Em São Paulo e Rio de Janeiro, duas das principais cidades brasileiras, os dois aspirantes ao cargo de prefeito que lideram as pesquisas do Ibope são do PRB, cuja cúpula é ligada à Igreja Universal do Reino de Deus.
No Rio, o melhor colocado é Marcelo Crivella, que é bispo da Universal e sobrinho do fundador da igreja, Edir Macedo.
Já em São Paulo, Celso Russomanno lidera as pesquisas. Apesar de ser filiado ao PRB, o político se define como católico e diz que não está ligado com a Universal.
A base do seu eleitorado está concentrada principalmente na periferia da cidade, onde ficou conhecido principalmente por seu trabalho como apresentador de programas populares de proteção ao consumidor.
Abaixo, a corrida em todas as capitais brasileiras, segundo as mais recentes pesquisas do Ibope:
(Bárbara Ferreira Santos e Valéria Bretas/ Exame.com)