Brasil

A Copa do Mundo já começou, afirma Jérôme Valcke

Segundo afirmou o secretário-geral da Fifa, IBC será "o vínculo do Brasil com o Mundo" e pediu a todos os cidadãos que "desfrutem do torneio com satisfação"


	Valcke disse que no IBC a "conectividade de televisão será chave"
 (Tânia Rego/Agência Brasil)

Valcke disse que no IBC a "conectividade de televisão será chave" (Tânia Rego/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2014 às 17h36.

Rio de Janeiro - O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou nesta segunda-feira que o Mundial de 2014 "já começou", em referência aos que tinham dúvidas sobre a organização do torneio que começa oficialmente no dia 12 de junho em São Paulo.

Valcke expressou isso durante a apresentação do Centro Internacional de Trasmissão (IBC) para o Mundial, que foi inaugurado hoje no Rio de Janeiro, e acrescentou sua satisfação com este começo que se complementa, segundo acrescentou, com a chegada das primeiras seleções.

Segundo afirmou, o IBC será "o vínculo do Brasil com o Mundo" e pediu a todos os cidadãos que "desfrutem do torneio com satisfação".

O diretor de televisão da Fifa, Niclas Ericson, afirmou que a inaguração do IBC representa um "importante ponta pé inicial" do torneio e acrescentou que se transformará "no maior centro de meios de comunicação do mundo", já que contará com o "maior estúdio de televisão do planeta" durante o mês que estará ativo.

Além disso, o diretor destacou que a instalação permanecerá aberta 24 horas por dia e sete dias por semana e nele a "conectividade de televisão será chave".

Por sua vez, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, lembrou que finalmente esta cidade foi escolhida como sede do centro, apesar das tentativas de São Paulo e Brasília para que instalação ocorresse em seus respectivos perímetros municipais.

"Sabemos que este evento serve para que a imprensa possa ver as características de um país", disse.

Paes pediu que os que venham ao Brasil através dos meios de comunicação lembrem que o país sul-americano "ainda não alcançou o nível de desenvolvimento do Primeiro Mundo".

Neste sentido, o prefeito solicitou que o Brasil seja comparado com sua situação "há 25 ou 30 anos" e afirmou que nas últimas décadas a democracia se consolidou no país e "30 milhões de pessoas saíram da miséria".

Além disso, Paes lembrou que o Rio de Janeiro é "uma cidade que se está transformando", por isso que os visitantes devem observar essas mudanças.

O governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, comentou que a instalação do IBC na cidade fluminense é "uma conquista a mais da cidade" e da região.

Pezão afirmou que este centro será uma forma de "mostrar as coisas boas as cidade" e acrescentou que a instalação de internet de alta velocidade que permitirá conectar o Rio de Janeiro com as outras 11 cidades sede do Mundial será "um dos maiores legados do Mundial".

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEmissoras de TVEsportesFifaFutebol

Mais de Brasil

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho