São Paulo - Nos últimos quatro anos, o número de
refugiados no Brasil cresceu quase 60% - o que representa 8.400 pessoas que deixaram o seu país em busca de abrigo. Quando se trata de imigração, o cenário não se mostra diferente. Segundo dados da Polícia Federal, mais de 1,8 milhão de imigrantes regulares vivem no Brasil. Só em 2014, por exemplo, mais de 45 mil haitianos entraram com solicitação formal. O intercâmbio cultural com estrangeiros que deixaram suas origens por vontade ou necessidade é muito rico. Para se sustentar e complementar a renda, já que, começar do zero em um país desconhecido não é uma tarefa fácil, muitos deles oferecem cursos de línguas, literatura e até mesmo dança. É o caso do sírio Talal al-Tinawi, de 42 anos, que chegou no Brasil há dois anos sem falar uma só palavra em português.
Em entrevista a EXAME.com, ele conta que estava com dificuldade financeira. "Trabalhei como engenheiro, mas não recebia o salário da profissão porque meu diploma só é aceito na Síria. Tudo aqui custa muito. Luz, internet, casa. Precisava receber mais", diz. No projeto
Migraflix, Talal ministra hoje o workshop 'A Síria sobre a mesa' - onde ensina as pessoas a cozinharem pratos típicos. Mas ele não é o único. EXAME.com selecionou 9 cursos ministrados por refugiados que começam nos próximos dias. Veja nas imagens.