Brasil

87% da população é a favor de redução da maioridade penal

A redução da maioridade penal está na pauta do Congresso, e a medida já foi aprovada por uma comissão especial da Câmara dos Deputados


	De acordo com a pesquisa, 87% das pessoas responderam ser a favor da redução da idade penal no Brasil, 11% se pronunciou contra, 1% se declarou indiferente e 1% disse não saber responder
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

De acordo com a pesquisa, 87% das pessoas responderam ser a favor da redução da idade penal no Brasil, 11% se pronunciou contra, 1% se declarou indiferente e 1% disse não saber responder (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2015 às 14h40.

São Paulo - A maioria dos brasileiros (87%) é a favor, caso a questão fosse levada para uma consulta popular, de reduzir a maioridade penal 18 para 16 anos, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Datafolha.

A redução da maioridade penal está na pauta do Congresso, e a medida já foi aprovada por uma comissão especial da Câmara dos Deputados.

De acordo com a pesquisa, 87% das pessoas responderam ser a favor da redução da idade penal no Brasil, 11% se pronunciou contra, 1% se declarou indiferente e 1% disse não saber responder.

Segundo o Datafolha, o apoio à redução da maioridade aumentou de 84%, em 2006, para 87% em 2015.

A pesquisa indicou ainda que 74% dos entrevistados que apoiam a medida querem que o fim da maioridade aos 19 anos seja válida para qualquer tipo de crime.

Para 28% da população, segundo a pesquisa, a maioridade penal deveria ser reduzida para 13 anos, ou seja, a partir desta idade seriam tratados como adultos pelo Código Penal.

Na comissão parlamentar sobre o tema, 14 dos 27 deputados afirmaram que para crimes graves como homicídio, sequestro e estupro a maioridade deve ser reduzida para 16 ou 17 anos.

Na segunda-feira passada, a presidente Dilma Rousseff se pronunciou contundentemente contra a emenda debatida no Congresso e que inclusive é apoiada por vários parlamentares da base.

"Isso seria um grande retrocesso para nosso país. Há poucos dias reiterei minha posição contrária a esse tipo de iniciativa e mantenho minha palavra", afirmou a chefe de Estado em mensagem publicada em sua conta no Twitter.

Para a governante, reduzir a idade da maioridade penal "não resolve o problema da delinquência juvenil", como alegam os parlamentares que apoiam a iniciativa, e o que se necessita, na sua opinião, é punir com mais rigor os adultos que recrutam menores para praticar crimes.

Acompanhe tudo sobre:CongressoCrimeDatafolhaLegislaçãoPrisões

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP