Brasil

5 em cada 10 brasileiros tomam remédio por conta própria, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela plataforma Consulta Remédios mostra que 46,5% dos entrevistados costumam tomar remédios por conta própria

 (Fabio Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL/Reprodução)

(Fabio Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL/Reprodução)

Valéria Bretas

Valéria Bretas

Publicado em 5 de julho de 2018 às 12h53.

Última atualização em 12 de julho de 2018 às 09h51.

São Paulo – Os brasileiros sabem que se automedicar pode trazer riscos para a saúde. Mas esse fato não é suficiente para impedir que se recorra a essa prática no país. 

Uma pesquisa realizada pela plataforma Consulta Remédios, entre os dias 28 de junho e 3 de julho com 4.334 pessoas de todos o país, revela que 46,5% dos entrevistados admitem tomar remédios por conta própria regularmente.

Apesar dos perigos envolvidos, 79% também admitiram ter se automedicado ao menos uma vez só neste ano.

O levantamento mostra também que no grupo de pessoas que ingerem medicamentos sem consultar um médico, 34% optam por analgésicos, 20% pelos relaxantes musculares e 16% pelos anti-inflamatórios. Apenas 1%  afirmou ingerir remédios controlados sem prescrição.

Entre os motivos que costumam levar o brasileiro à automedicação estão a dor de cabeça, citada por 32,7%, dores musculares (23,2%), dores nas pernas (12,9%) e dores estomacais (11,7%).

Em relação aos riscos envolvidos de tomar um remédio sem prescrição médica, cerca de 38% acreditam que o perigo é mínimo, pois alegam que as pílulas ingeridas não são medicamentos controlados, 61,5% acreditam que eles são altos apenas em medicamentos de tarja vermelha e preta e, para 20,1%, não existem riscos se os remédios forem tomados eventualmente e em doses que eles julgam serem pequenas.

 

 

Acompanhe tudo sobre:RemédiosSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Em derrota do governo, Câmara aprova retirada de pauta da MP 1303

Partidos do Centrão decidem se posicionar em bloco para rejeitar MP alternativa ao IOF

Governo conclui criação de CEPs para todas as favelas do Brasil

Governo exonera ministros do Centrão para votarem a favor da MP alternativa ao IOF