Brasil

8 em cada 10 brasileiros querem redução da maioridade penal

83% da população quer que jovens com mais de 16 anos passem a responder criminalmente por seus atos. Proposta está no Congresso

Menores infratores: 83% da população quer que jovens com mais de 16 anos passem a responder criminalmente por seus atos. Proposta de redução da maioridade penal está em discussão no Congresso (Marcello Casal Jr/ABr)

Menores infratores: 83% da população quer que jovens com mais de 16 anos passem a responder criminalmente por seus atos. Proposta de redução da maioridade penal está em discussão no Congresso (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2015 às 12h26.

Última atualização em 3 de janeiro de 2018 às 16h23.

São Paulo - Os casos frequentes de crimes envolvendo menores de idade fazem com que 8 em cada 10 brasileiros apoiem a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Segundo um levantamento feito pela agência de pesquisas Hello Research, 83% dos brasileiros concordam com a redução. Do total, 70% concordam plenamente com a medida e 13% concordam em partes.

Os nordestinos são os que mais apoiam a redução, com 86% de aprovação. No Sudeste, esse percentual é de 82%. As regiões Norte e Centro-Oeste são as mais radicais: lá, 96% querem que a maioridade penal passe de 18 para 14 anos.

A pesquisa ouviu presencialmente mil pessoas com mais de 16 anos de todas as classes sociais em 70 cidades de todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.

A opinão popular vai ao encontro de dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE). O levantamento feito pelo órgão mostrou que de cada dez atos infracionais cometidos por adolescentes, sete têm como autor um menor com idade entre 16 e 18 anos.

Quando se trata de crimes hediondos, como homicídio qualificado, latrocínio e estupro, cometidos por adolescentes, 64,8% tiveram como autores jovens na faixa de 16 a 18 anos.

PEC da maioridade

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, quer que jovens a partir dos 16 anos passem a responder criminalmente por seus atos. A PEC deve ser votada na próxima quarta-feira.

Há também uma outra proposta em discussão pelo Congresso, essa do senador José Serra (PSDB-SP), que prevê alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a fim de aumentar o prazo de internação de quem comete crime hediondo ou é reincidente de 3 para 10 anos .

Acompanhe tudo sobre:CongressoCrimecrime-no-brasilJovensJustiçaMaioridade penal

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas