Brasil

77% das jovens de SP têm propensão a distúrbios alimentares

Entre os distúrbios alimentares apontados pela pesquisa estão anorexia, bulimia e compulsão por comer

Fast food: os resultados mostram que 63% das jovens consomem fast-food pelo menos uma vez por semana (Simon Dawson/Bloomberg)

Fast food: os resultados mostram que 63% das jovens consomem fast-food pelo menos uma vez por semana (Simon Dawson/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2014 às 09h54.

São Paulo - Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde revela que 77% das jovens em São Paulo apresentam propensão a desenvolver algum tipo de distúrbio alimentar, como anorexia, bulimia e compulsão por comer. Entre as garotas abordadas pela pesquisa, 39% estavam acima do peso.

O estudo foi organizado por profissionais da Casa do Adolescente com 150 pacientes que tem entre 10 e 24 anos e são atendidas no ambulatório de Ginecologia do Hospital das Clínicas e do hospital estadual Pérola Byingto.

Os resultados mostram que 63% das jovens consomem fast-food pelo menos uma vez por semana. Em relação a mitos e crenças, 85% acreditam que existe um padrão de beleza imposto pela sociedade, 46% acreditam que mulheres magras são mais felizes e ainda que 55% delas adorariam simplesmente acordar magras.

"É preocupante esta porcentagem tão alta de jovens com propensão a distúrbios alimentares. Um adolescente se preocupar com a aparência é normal, mas quando isso é exagerado precisamos tomar cuidado", diz Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Adolescente.

Balanço divulgado recentemente pela Secretaria de Saúde apontou que a cada dois dias, em média, uma pessoa é internada por anorexia ou bulimia nos hospitais que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em São Paulo. Somente nos primeiros sete meses do ano passado, foram 97 internações devido a distúrbios alimentares.

Acompanhe tudo sobre:TrigoAlimentaçãocidades-brasileirasMetrópoles globaisJovensSão Paulo capitalFast foodSaúde no Brasil

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado