Brasil

66% gostariam de escolher fornecedor de energia diz pesquisa

O levantamento mostra ainda que 39% dos brasileiros consideram o preço pago pela energia elétrica em casa caro e 28% acham muito caro


	Pesquisa: 57% dos brasileiros trocariam seu fornecedor de energia elétrica, se fosse possível
 (Bruce Bennett/Getty Images)

Pesquisa: 57% dos brasileiros trocariam seu fornecedor de energia elétrica, se fosse possível (Bruce Bennett/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2014 às 12h38.

São Paulo - Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 07, revela que 66% dos brasileiros gostariam de escolher a empresa que oferece energia elétrica na sua casa, assim como ocorre com as operadoras de telefonia celular.

O levantamento foi encomendado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), que lançou a campanha "A Energia da Democracia é Livre".

Outros 23% dos entrevistados afirmaram que não gostariam de fazer essa escolha e 11% responderam que não sabem.

O estudo mostra que, caso fosse possível escolher o fornecedor de energia, essa opção deveria começar a valer imediatamente para 31% dos brasileiros ouvidos.

Outros 23% dos entrevistados defenderam a mudança para ainda este ano, enquanto 16% escolheram de 2015 em diante. Para 7% das pessoas ouvidas, a mudança deve começar a valer somente depois de 2015 e 23% responderam que não sabem.

A pesquisa revelou também que 57% dos brasileiros trocariam seu fornecedor de energia elétrica, caso fosse possível, enquanto 25% responderam que não trocariam e 18% informaram "não saber".

Para 57% dos entrevistados que disseram que trocariam de fornecedor, essa mudança deve ocorrer devido ao preço da energia. Para 21%, em razão da qualidade do atendimento e, para 11%, para procurar fontes mais limpas.

O levantamento mostra ainda que 39% dos brasileiros consideram o preço pago pela energia elétrica em casa caro e 28% acham muito caro. Outros 28% afirmaram que o preço da energia é justo e 2% disseram considerar barato.

Apenas 1% dos brasileiros disse achar o preço da energia muito barato e 2% disseram não saber.

A pesquisa Ibope entrevistou 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em todo o Brasil de 17 a 22 de junho deste ano. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaIbopeServiços

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas