Faixa presidencial: Temer é um dos principais entusiastas de adotar parlamentarismo no Brasil (Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Divulgação)
Valéria Bretas
Publicado em 14 de agosto de 2017 às 14h56.
Última atualização em 2 de outubro de 2017 às 12h43.
São Paulo – Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (14) pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que 59,6% dos brasileiros não sabem o que é o sistema parlamentarista.
De acordo com a pesquisa, 37,9% disseram saber o que é o regime e 2,5% não opinaram.
A sondagem foi realizada a partir de questionário online com 2.410 pessoas entre os dias 8 e 10 de agosto em todo o território nacional. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2% para mais ou para menos.
A mudança no sistema de governo, defendida até pelo presidente Michel Temer (PMDB), é reprovada por 46,4% dos internautas. Outros 39,4% são favoráveis, 7,5% não souberam responder ou não opinaram e 6,7% afirmaram que poderiam apoiar dependendo das circunstâncias.
A hipótese de nomear um primeiro-ministro tem sido discutida nos bastidores do Palácio do Planalto. Na última terça-feira (8), o presidente Temer afirmou que tem muita simpatia pelo sistema e que pode adotar o parlamentarismo em seu governo, no último ano do mandato.