Brasil

60% dos brasileiros acreditam ter dado “voto consciente”

Pesquisa diz, no entanto, que apenas 11% acreditam que os políticos eleitos têm totais condições de reverter problemas como a crise

Dilma Rousseff vota em Porto Alegre no segundo turno das eleições (Divulgação/Facebook oficial)

Dilma Rousseff vota em Porto Alegre no segundo turno das eleições (Divulgação/Facebook oficial)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2015 às 17h00.

Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 12h22.

São Paulo – De acordo com pesquisa divulgada hoje (18) pela consultoria Expertise, 61,9% dos brasileiros acreditam que sua maior contribuição para que o Brasil vencesse seus desafios, como a crise, foi através do “voto consciente”. Foram ouvidas 1.477 pessoas, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais.

Em contraponto, porém, apenas 11,7% acredita que os políticos eleitos têm totais condições de acabar com as crises econômica e política pelas quais o país vem passando. Nada menos que 58,7% creem que os representantes são completamente incapazes de resolver algo no quesito.

O estudo, centrado no tema "crise", analisou o sentimento do brasileiro em relação aos entraves políticos e econômicos, além da confiança que há no governo para normalizar a situação e expectativas para o futuro.

Para a maioria, ou 44,4%, o fator mais grave enfrentado pelo país hoje é a crise econômica, seguida de crise política (22,6%) e hídrica/energética (16,8%). Crises moral e social também entram na lista.

Entre os motivos para que o país tenha se afundado em crises, os entrevistados atribuem a situação à corrupção e má gestão, com 58,5% e 21,1% das respostas respectivamente. Impunidade (9,7%) e a natureza da sociedade brasileira (4,6%) são os seguintes no ranking.

Com tudo isso em vista, 32,9% dos entrevistados se disseram estar “preocupados” com a situação de crise, seja política, econômica ou moral. Outros 21,7% se dizem “decepcionados” e mais 21,4%, “revoltados”.

A solução proposta não é fácil: 25,3% disseram que a solução para a crise política é “trocar todos os políticos que estão hoje no poder”. Outros 41,1% apostam na reforma política, já que “o problema não está nas pessoas, mas no sistema político brasileiro como um todo”.

Acompanhe tudo sobre:CongressoCrise econômicaCrises em empresasDilma RousseffEleiçõesGoverno DilmaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso

Chuvas fortes no Nordeste, ventos no Sul e calor em SP: veja a previsão do tempo para a semana

Moraes deve encaminhar esta semana o relatório sobre tentativa de golpe à PGR