Brasil

58% dos eleitores reprovam divisão do Pará em três estados

Levantamento do Instituto Datafolha mostra rejeição da criação das unidades federativas de Tapajós e Carajás; paraenses vão às urnas em 11 de dezembro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2011 às 10h01.

São Paulo - À um mês do plebiscito que dará a palavra final, a ideia de divisão do Pará em três unidades federativas é rejeitada por 58% dos eleitores. O levantamento é de pesquisa do Institudo Datafolha, que ouviu 880 eleitores com 16 anos ou mais em 42 municípios do estado nos últimos sete dias. 

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Isso significa que o percentual de contrários à divisão do estado pode variar entre 55% e 61%. As informações são do jornal Folha de São Paulo. 

No próximo dia 11 de dezembro, os paraenses decidirão em um plebiscito se são favoráveis ou contrários à criação dos estados de Carajás, Tapajós e Pará. Na sexta-feira foram iniciadas as campanhas pró e contra divisão em emissoras de rádio e TV locais. 

No plebiscito, os eleitores paraenses responderão a duas perguntas: “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?” e “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”. Ao indagar a opinião dos eleitores sobre os dois casos, o Datafolha obteve exatamente o mesmo resultado em ambos.  O plebiscito foi aprovado em maio no Congresso. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEleiçõesPará

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas