Brasil

51% das famílias paulistanas estão endividadas, diz Fecomercio

Segundo a FecomercioSP, esta foi a quarta alta mensal consecutiva e a maior taxa dos últimos doze meses

Dinheirio: a proporção de famílias paulistanas que tem algum tipo de dívida subiu 0,2 ponto percentual em outubro (Thinkstock/Thinkstock)

Dinheirio: a proporção de famílias paulistanas que tem algum tipo de dívida subiu 0,2 ponto percentual em outubro (Thinkstock/Thinkstock)

AB

Agência Brasil

Publicado em 10 de novembro de 2016 às 15h56.

A proporção de famílias paulistanas que tem algum tipo de dívida subiu 0,2 ponto percentual em outubro e atingiu 51,9%, somando cerca de 1,997 milhão de famílias.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), esta foi a quarta alta mensal consecutiva no índice da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) e a maior taxa dos últimos doze meses. Na comparação com outubro do ano passado, o índice apresentou queda de 0,5 ponto percentual.

Para a Fecomercio, isso mostra a dificuldade que as famílias estão encontrando para manter o orçamento equilibrado em um cenário de inflação e juros altos e desemprego crescente.

Entre as famílias endividadas, a maior parte (55% do total) corresponde a lares com renda inferior a dez salários mínimos.

Para a federação, as famílias de renda mais baixa são as que mais sentem o impacto do aumento dos preços dos produtos de necessidades básicas, tendo que recorrer a formas de crédito para complementar o orçamento.

Entre os consumidores que estão endividados, 35,2% comprometeram sua renda por mais de um ano com dívidas; 24,4% em até três meses; 19,8% entre três e seis meses e 18% entre seis meses e um ano.

Inadimplência

Em outubro, 18,8% das famílias da cidade de São Paulo - ou cerca de 722 mil famílias - disseram estar com contas em atraso, o que representou queda de 1,1 ponto percentual em relação a setembro.

Na comparação com outubro do ano passado, a alta foi de 0,8 ponto percentual. Desse total, 47,9% têm contas vencidas a mais de 90 dias.

Tipos de dívida

O cartão de crédito é a forma mais utilizada pelas famílias endividadas, sendo utilizado por 72,6% dos entrevistados em outubro, seguido pelo financiamento do carro (13,7%), crédito pessoal (13,5%), carnês (11,5%), financiamento da casa (11,3%) e cheque especial (8,5%).

Acompanhe tudo sobre:DinheiroDívidas pessoaisFecomércio

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas