Brasil

5 mapas resumem as condições de vida no Brasil nos anos Dilma

Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina são os únicos estados a apresentar um IDHM municipal considerado muito alto

Grafite em rua do Rio Janeiro mostra mapa mundi (Mario Tama/Getty Images)

Grafite em rua do Rio Janeiro mostra mapa mundi (Mario Tama/Getty Images)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 22 de novembro de 2016 às 10h31.

Última atualização em 30 de dezembro de 2016 às 16h53.

São Paulo – Durante os primeiros anos do governo de Dilma Rousseff, as condições de vida no Brasil avançaram porém a passos mais lentos do que na década anterior. É o que revela o estudo Radar IDHM, divulgado nesta terça-feira (22) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

De acordo com a pesquisa, em 2014, o Brasil registrava um índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) de 0,761 e teve um crescimento de 1% ao ano entre 2011 e 2014. Entre 2000 e 2010, o avanço anual foi de 1,7%.

A melhora – ainda que tênue – das condições de vida repercutiu em todas as unidades da federação. Os principais avanços nesse sentido aconteceram nos estados do Amapá, Amazonas e Piauí.

Distrito Federal, São Paulo e Santa Catarina são os únicos estados a apresentar um IDHM municipal considerado muito alto (acima de 0,800) e cinco aparecem com desenvolvimento humano médio. As demais foram classificadas com um IDHM alto.

Para calcular o IDHM, os pesquisadores levam em conta as taxas de longevidade, educação e renda de uma dada localidade. Por isso, em último instância, o índice mede a qualidade de vida naquela região. Para esta edição do Radar IDHM foram utilizados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2011, 2012, 2013 e 2014.

Infográfico IDHM dos estados em 2014

Acompanhe tudo sobre:Estados brasileirosIDHqualidade-de-vida

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP