Brasil

PF investiga pagamentos de R$ 19 milhões a fiscais agropecuários

De acordo com a PF, o inquérito tem como base a colaboração do grupo alimentício, que indicou que ao menos 60 auditores

Fiscais agropecuários: 4ª fase da Operação Carne Fraca cumpre 68 mandados de busca e apreensão (anffasindical/Divulgação)

Fiscais agropecuários: 4ª fase da Operação Carne Fraca cumpre 68 mandados de busca e apreensão (anffasindical/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de outubro de 2019 às 09h23.

Última atualização em 1 de outubro de 2019 às 10h31.

São Paulo — A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram, na manhã desta terça-feira, dia 1º, a quarta fase da Operação Carne Fraca, batizada de Romanos.

A investigação apura crimes de corrupção passiva cometidos por auditores fiscais agropecuários federais que teriam recebido propinas para atuarem em benefício de um grupo empresarial do ramo alimentício. A PF não identificou a empresa envolvida de imediato.

Segundo as investigações, há indicativos de que foram destinados R$ 19 milhões para os pagamentos indevidos. De acordo com a PF, o inquérito tem como base a colaboração do grupo alimentício, que indicou que ao menos 60 auditores teriam recebido propinas.

Cerca de 280 Policiais Federais cumprem 68 mandados de busca e apreensão em nove Estados: Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa (PR).

Os valores eram pagos em espécie, por meio do custeio de planos de saúde e até mesmo por contratos fictícios firmados com pessoas jurídicas, diz a PF.

A corporação indicou ainda que o esquema teria sido interrompido em 2017, quando o grupo passou por uma reestruturação interna. Segundo a PF, o nome da operação faz referência a passagens bíblicas do Livro de Romanos, "que tratam de confissão e Justiça".

Deflagrada em março de 2017, a operação Carne Franca inicialmente jogou o setor de proteína animal do Brasil em uma grave crise de credibilidade com denúncias de irregularidades na fiscalização de frigoríficos, levando muitos países a suspenderem temporariamente as compras dos produtos nacionais.

Acompanhe tudo sobre:Ministério PúblicoOperação Carne FracaPolícia Federal

Mais de Brasil

Ministério da Gestão convoca reunião para discutir publicidade de convênios do governo federal

'Não vamos tolerar excessos', diz Tarcísio, após casos de violência da PM

Câmara instala comissão para analisar projeto que regulamenta Inteligência Artificial no Brasil

Cleitinho diz que errou ao pedir mensagem da influenciadora Virgínia para a filha