Brasil

68% dos brasileiros dizem não confiar em Michel Temer

Avaliação de Michel Temer se manteve praticamente estável no fim de setembro em relação a junho


	Michel Temer: esta é a primeira pesquisa desde que Temer se tornou presidente oficialmente
 (Getty Images)

Michel Temer: esta é a primeira pesquisa desde que Temer se tornou presidente oficialmente (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2016 às 11h36.

Brasília - Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira, 4, mostrou uma tímida oscilação positiva na aprovação do governo do presidente Michel Temer (PMDB). Para 14% dos entrevistados, o governo é ótimo ou bom, ante 13% da pesquisa anterior, divulgada no dia 1º de julho.

Esse é o primeiro levantamento sobre a popularidade do peemedebista e de seu governo desde que ele assumiu efetivamente o cargo, após o impeachment de Dilma Rousseff (PT).

O porcentual dos que acreditam que o governo é ruim ou péssimo se manteve em 39% e os que acham o governo regular caiu de 36% para 34%. Não souberam responder 12%, ante 13% da última pesquisa. Na pesquisa anterior, 31% aprovavam a maneira de Temer governar, agora 28% aprovam. A desaprovação subiu de 53% para 55% e 17% não souberam ou não responderam, contra 16% da mostra divulgada anteriormente.

Sobre o nível de confiança em Temer, 68% disseram não confiar contra 66% do levantamento anterior. De acordo com a nova pesquisa, 26% disseram confiar, um ponto porcentual a menos que o último levantamento. Não souberam responder 6%, ante 7% da última pesquisa.

Comparando com o governo Dilma Rousseff, 38% disseram que se trata de um governo igual (ante 44% do dado anterior). Para 24% (ante 23%), é um governo melhor que o anterior. Mas para 31%, o governo Temer é pior (ante 25%). Não souberam responder 7% (ante 8% da última pesquisa).

A perspectiva para o restante do governo mostrou que 38% consideram que o mesmo será ruim ou péssimo (35% era o número registrado anteriormente). Hoje, 30% dos entrevistados disseram que o governo será regular, contra 32% do levantamento anterior.

De acordo com o instituto, os mesmos 24% da pesquisa anterior disseram acreditar que o governo será bom ou ótimo e 8% (ante 9% da mostra anterior) não souberam ou não responderam.

A pesquisa foi realizada durante o período eleitoral, entre os dias 20 e 25 de setembro, com 2.002 pessoas em 143 municípios. A margem de erro é de 2% e o nível de confiança 95%.

*Atualizada às 11h36

Acompanhe tudo sobre:Ibope

Mais de Brasil

Em SP, 59,1% desaprovam Lula e 37,1% aprovam, diz Futura

Tarcísio, Haddad, Alckmin, Marçal e Nunes: Futura simula cenários para governo de SP em 2026

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Feriado prolongado deve atrair 2,4 milhões de turistas para São Paulo