Brasil

37% dos brasileiros não aceitariam ter filho homossexual

Índice de rejeição é superior entre os homens (45%) e entre as pessoas com mais de 50 anos, revelou pesquisa conduzida pelo Instituto Data Popular


	Maioria dos brasileiros disseram que aceitariam se seu filho ou filha se declarasse gay
 (David McNew/Getty Images)

Maioria dos brasileiros disseram que aceitariam se seu filho ou filha se declarasse gay (David McNew/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2013 às 19h17.

São Paulo - 37% dos brasileiros não aceitariam ter um filho ou filha homossexual, revela uma pesquisa do Instituto Data Popular divulgada nesta sexta-feira, 31. O índice de rejeição é dez pontos porcentuais menor do que o daquelas que aceitariam se o seu filho ou filha se declarasse gay (47%).

A taxa de rejeição, no entanto, ainda é considerada alta pelo Instituto. Ela é superior entre os homens - 45% disseram que não aceitariam um(a) filho(a) homossexual - e entre as pessoas com mais de 50 anos - 46% rejeitariam seus filhos.

A pergunta "Você aceitaria numa boa ter um(a) filho(a) homossexual?" foi feita a 1.264 brasileiros de cem cidades em todas as regiões do país nos três primeiro meses deste ano. Apenas entre os mais jovens, com idades entre 16 e 34, a resposta positiva foi dada por mais de 50% dos entrevistados.

Direitos

O estudo aponta ainda uma divisão em relação à opinião sobre os direitos dos casais de pessoas do mesmo sexo. 42% concordam e 38% discordam que casais homossexuais tenham acesso aos mesmo direitos que aqueles considerados "casais tradicionais".

Segundo dados preliminares do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 60 mil casais homossexuais. A pesquisa é anterior à regulamentação do casamento gay no País, aprovada em uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no último dia 14 de maio.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilData PopularEmpresasFamíliaGaysLGBTPreconceitos

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos