Brasil

26 fotos mostram o que é ser mulher negra no Brasil

Com 53% da população formada por negros, a realidade do Brasil é de um abismo social, em que a discriminação aberta e velada pauta o cotidiano dos negros

Mulher negra mostra mensagem em campanha fotográfica (Reprodução/Tumblr)

Mulher negra mostra mensagem em campanha fotográfica (Reprodução/Tumblr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2016 às 14h53.

O Brasil vive hoje uma democracia racial. Por aqui não há mais racismo. Brancos e negros gozam das mesmas oportunidades e direitos, numa convivência justa e colaborativa.

Não é preciso avisar que o parágrafo acima não condiz em nada com a realidade, correto? No país que tem 53% da população formada por negros, a realidade é outra.

Na verdade, o que existe por aqui é um abismo social, em que a discriminação aberta e velada pauta em diferentes níveis o cotidiano de pessoas de pele preta no País.

Se é complicado ser negro no Brasil, imagine agora ser uma mulher negra. Lembre-se que, além de historicamente racista, o Brasil é também uma nação culturalmente machista. É sobre esse tipo de reflexão que trata a campanha fotográfica Como é Ser Uma Mulher Negra.

Idealizada por Somer Nowak, do Coletivo Feminista Bonecas de Pixe, ela dá visibilidade às diversas experiências e identidades das mulheres brasileiras.

Mulheres negras de diferentes idades foram abordadas por Nowak em Minas Gerais e tiveram que responder por escrito a seguinte pergunta: como é ser uma mulher negra?

“Quando eu entreguei a placa para elas escreverem a resposta, muitas fizeram uma pausa porque nunca tinham sido questionadas sobre esse assunto”, contou Nowak ao HuffPost Black Voices.

O resultado dessas reflexões colocadas em uma lousa é um panorama múltiplo de dificuldades, lutas e alegrias. Em suma, dá voz e empodera todas as mulheres negras do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Empresas de internetHuffington PostNegrosPreconceitosRacismo

Mais de Brasil

Decisão da Justiça dá aval para concessionária do Ibirapuera cobrar taxa de assessoria esportiva

Gilmar Mendes marca audiência no STF para discutir pejotização

Se 'acontecer o que estou pensando' o Brasil terá primeiro presidente eleito quatro vezes, diz Lula

Gleisi Hoffmann diz que espera acordo após suspensão de decretos do IOF