Brasil

Multas de trânsito caem 13% em São Paulo

Se considerada somente as multas registradas pelos radares eletrônicos, a queda foi ainda maior (16,6%)

Trânsito: foram 4.315.522 infrações nos cinco primeiros meses deste ano (Kichigin/Thinkstock)

Trânsito: foram 4.315.522 infrações nos cinco primeiros meses deste ano (Kichigin/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de agosto de 2017 às 21h51.

Última atualização em 24 de agosto de 2017 às 22h04.

O número de multas de trânsito aplicadas na capital paulista caiu 13% nos cinco primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2016. Segundo dados do Painel Mobilidade Segura, da Prefeitura de São Paulo, foram 5.724.419 autuações entre janeiro e maio, ante 6.575.405 no ano passado.

Se considerada somente as multas registradas pelos radares eletrônicos a queda foi ainda maior (16,6%), de 5.175.822 computadas de janeiro a maio de 2016, ainda na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), para 4.315.522 infrações nos cinco primeiros meses deste ano, já na gestão João Doria (PSDB).

Segundo a atual administração, a queda do número de multas reflete a política iniciada pela gestão Doria de melhorar a sinalização e a orientação aos motoristas sobre as regras de trânsito.

Em março deste ano, a Prefeitura instalou placas novas e ampliou a distância entre elas e os radares campeões de multas na cidade, reduzindo em até 65,7% o número de autuações.

"A queda nas autuações por desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) captadas por meio de radares demonstra que, com melhor sinalização e com motoristas mais bem orientados, segue-se na tendência de um cenário com condutores que respeitam cada vez mais a legislação. Em um contexto em que a fiscalização ocorre com a mesma intensidade, mas sem necessidade de punições desmedidas" , disse o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

Alta

Já o número de multas a motoristas que não respeitam a placa de parada obrigatória em cruzamentos onde não há semáforos quase triplicou nos cinco primeiros meses do ano.

Foram 6.856 infrações por avanço em cruzamentos entre janeiro e maio de 2017, ante 2.412 registradas em igual período do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Prefeiturassao-pauloTrânsito

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP