Brasil

1,5 milhão de doses de vacinas do consórcio da OMS chegam nesta quinta

Com essa nova remessa, o país já recebeu mais de 9,9 milhões de vacinas do consórcio global Covax Facility

 (Anthony Devlin/Bloomberg/Getty Images)

(Anthony Devlin/Bloomberg/Getty Images)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 29 de julho de 2021 às 06h00.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

O Brasil recebe nesta quinta-feira, 29, mais um lote de vacinas do consórcio global Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS), com 1,5 milhão de doses da Astrazeneca/Oxford. Na sexta-feira, 30, será entregue outro carregamento, com 441,6 mil doses, totalizando mais de 1,9 milhão de vacinas em dois dias.

Na semana passada, o Ministério da Saúde recebeu um carregamento com mais de 1 milhão de doses, também via Covax Facility. A aliança internacional de vacinas para enfrentamento à pandemia já entregou ao governo brasileiro cerca de 8 milhões de doses de imunizantes.

Com essa nova remessa, o país já recebeu mais de 9,9 milhões de vacinas da OMS, sendo 9,1 milhões da AstraZeneca/Oxford e 842,4 mil da Pfizer/BioNTech. O contrato do Brasil com o Covax prevê a entrega de 42,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 de diferentes laboratórios até o fim de 2021.

O Brasil é um dos quase 200 países que integram a iniciativa global, criada para permitir o acesso justo e igualitário às vacinas contra o coronavírus por meio de parcerias com laboratórios.

Além da OMS, o consórcio é liderado pela Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI) e pela Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, já foram distribuídas mais de 175,8 milhões de doses. Desde a segunda-feira, 26, até a quarta-feira, 28, o governo federal distribuiu aos estados 10 milhões de doses.

O país atingiu a marca de 45% da população imunizada com pelo menos a primeira dose. Contando as pessoas com esquema completo - de duas doses ou de dose única - o Brasil tem 18% da população totalmente protegida contra o coronavírus.

Acompanhe tudo sobre:AstraZenecaCoronavírusMinistério da SaúdeOMS (Organização Mundial da Saúde)Pandemiavacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações