Brasil

15 imagens que resumem os atos a favor e contra Jair Bolsonaro pelo Brasil

Manifestações de apoio e rejeição ao candidato do PSL ocuparam 15 estados brasileiros e diversos países pelo mundo nesse sábado. Veja fotos

Protesto contra o candidato Jair Bolsonaro em São Paulo: organização fala em 150 mil manifestantes (Alexandre Schneider/Reuters)

Protesto contra o candidato Jair Bolsonaro em São Paulo: organização fala em 150 mil manifestantes (Alexandre Schneider/Reuters)

Mariana Fonseca

Mariana Fonseca

Publicado em 29 de setembro de 2018 às 20h12.

Última atualização em 30 de setembro de 2018 às 08h00.

São Paulo - O Brasil foi tomado pelos atos a favor e contra neste sábado (29). O motivo foi o candidato à Presidência da República para as eleições de 2018 Jair Bolsonaro, do PSL. De acordo com veículo G1, protestos ocorreram (ou ocorrem) em 41 cidades de 15 estados brasileiros. Mais atos estão marcados para amanhã (30), como uma manifestação a favor do candidato do PSL em São Paulo.

O maior protesto de sábado contra Jair Bolsonaro viu-se na cidade de São Paulo, na região do Largo da Batata. Organizadoras do evento "Mulheres contra Bolsonaro", que começou pelas redes sociais, estimam que 150 mil pessoas compareceram - a Polícia Militar não fará estimativas. Em Brasília, a organização estima outros 30 mil manifestantes contra Bolsonaro, enquanto, diz o G1, a PM estimou 7 mil.

No Rio de Janeiro, a concentração contra o candidato se deu principalmente na Cinelândia e não há estimativa de participantes. No mesmo estado estavam a maioria dos apoiadores de Bolsonaro, que chegaram a interditar parte da Avenida Atlântica. Não há dados oficiais sobre o quórum de nenhum dos atos no Rio.

Protestos contra o candidato do PSL viram-se também em Nova York (EUA), Viena (Áustria), Milão (Itália), Londres (Reino Unido), Paris (França), Berlim (Alemanha), Barcelona (Espanha), Porto, Coimbra e Lisboa (Portugal), sob o slogan #EleNão. Os apoiadores de Bolsonaro rebatem com o slogan #EleSim.

Segundo a última pesquisa Datafolha, Jair Bolsonaro aparece com 28% das intenções de voto, contra 22% de Fernando Haddad. O candidato petista venceria o do PSL em um eventual segundo turno, com 45% dos votos contra 39% do adversário. O momento é de tensão nas eleições. Bolsonaro afirmou ontem não aceitar um resultado diferente de sua eleição. Ele já saiu do hospital Albert Einstein, em São Paulo, e tomou um avião ao Rio de Janeiro. Ele deverá continuar sua campanha de casa e pretende comparecer ao debate organizado pela Rede Globo, previsto para acontecer na próxima quinta-feira (4), segundo o candidato do PSL ao Senado Major Olímpio.

Veja, a seguir, 15 imagens que resumem os atos a favor e contra Jair Bolsonaro pelo Brasil:

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018Jair BolsonaroProtestos no BrasilProtestos no mundo

Mais de Brasil

Morre Márcia Lage, carnavalesca da Mocidade, aos 64 anos

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores