Brasil

15% dos voos atrasados ou cancelados até as 13h de hoje

Segundo Infraero, 144 voos - 11,9% das decolagens - saíram com atraso neste sábado. Congonhas, Brasília, Confins e Galeão são os que registraram maior número de atrasos


	Aviões da TAM e GOL no aeroporto de Guarulhos: segundo Anac, nos casos de atraso e cancelamento de voos, os passageiros devem reclamar seus direitos
 (Elza Fiúza/ABr)

Aviões da TAM e GOL no aeroporto de Guarulhos: segundo Anac, nos casos de atraso e cancelamento de voos, os passageiros devem reclamar seus direitos (Elza Fiúza/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2012 às 14h56.

Brasília e São Paulo – Até as 13h de hoje (22), a Infraero registrou atrasos em 144 voos. O total equivale a 11,9% das decolagens programadas em todo o país hoje até esse horário. Os aeroportos de Congonhas (SP), Brasília (DF), Confins (Belo Horizonte-MG) e do Galeão (Rio de Janeiro-RJ) são os que registraram o maior número de atrasos. Ainda segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroviária (Infraero), dos 1.212 voos programados até as 13h, 55 (4,5%) foram cancelados.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nos casos de atraso e cancelamento de voo, o passageiro deve reclamar seus direitos. A partir de uma hora de atraso, a empresa é obrigada a oferecer comunicação via internet ou telefonemas. Se o atraso passar de duas horas, a companhia deve garantir alimentação ao passageiro. Nos casos em que o atraso for superior a quatro horas, o cliente tem direito a acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se o viajante estiver no local de sua residência, a empresa poderá oferecer apenas o transporte até a residência e depois a volta para o aeroporto.

De acordo com a Infraero, o aeroporto de Congonhas, que está operando por instrumentos devido ao mau tempo. Não há filas nos saguões e a movimentação de passageiros é normal. Desde o início das operações, às 6 horas, até as 13 horas, 25 voos (25% do total) partiram com atraso, e dois foram cancelados.

No aeroporto de Guarulhos, a movimentação de passageiros é considerada normal e não há filas nos saguões. Desde a meia-noite, apenas sete voos (6,3% do total) partiram com atraso, e cinco foram cancelados. O aeroporto de Viracopos (Campinas) não registrou nenhum voo atrasado até as 13 horas, e apenas um cancelamento.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãoCongonhasEmpresas estataisEstatais brasileirasInfraeroServiçosSetor de transporteTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas