(Tânia Rêgo/Agência Brasil/Agência Brasil)
Valéria Bretas
Publicado em 6 de agosto de 2018 às 10h13.
São Paulo - Neste domingo (5), terminou o prazo para os partidos políticos fecharem as coligações e os candidatos, inclusive os respectivos vices e suplentes.
Nas eleições deste ano, serão eleitos presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual/distrital.
Até a noite de ontem foram oficializadas as chapas presidenciais de 13 candidatos. O Partido dos Trabalhadores (PT) foi a última sigla a definir o nome do vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: o escolhido foi o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, já cotado como plano B do partido caso a candidatura de Lula seja barrada.
Até o dia 15 de agosto, data limite para o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cenário eleitoral ainda pode mudar.
Por ora, quem lidera as pesquisas de intenção de voto é o deputado federal Jair Bolsonaro, candidato do PSL. Em um cenário em que o ex-presidente Lula fique de fora da disputa, o parlamentar é o favorito nos cinco maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul, segundo sondagens realizadas pelo Instituto Paraná Pesquisas nos últimos meses.
Mesmo quando o ex-presidente é colocado como candidato, Bolsonaro empata tecnicamente com o petista e divide o primeiro lugar em quatro estados.
Alvaro Dias (Podemos)
Vice: Paulo Rabello de Castro, do PSC
Cabo Daciolo (Patriota)
Vice: Suelene Balduino Nascimento, também filiada ao Patriota
Ciro Gomes (PDT)
Vice: Kátia Abreu, também do PDT
Geraldo Alckmin (PSDB)
Vice: Ana Amélia, do PP
Guilherme Boulos (PSOL)
Vice: Sônia Guajajara, também do PSOL
Henrique Meirelles (MDB)
Vice: Germano Rigotto, também do MDB
Jair Bolsonaro (PSL)
Vice: general Hamilton Mourão, do PRTB
João Amoêdo (Novo)
Vice: Christian Lohbauer, também do NOVO
João Goulart Filho (PPL)
Vice: Léo Alves, também do PPL
José Maria Eymael (DC)
Vice: pastor Helvio Costa, também do DC
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Vice: Fernando Haddad, também do PT
Marina Silva (Rede)
Vice: Eduardo Jorge (PV)
Vera Lúcia (PSTU)
Vice: Hertz Dias, também do PSTU