Brasil

11 tremores de baixa magnitude precederam ruptura em Mariana

Os eventos, de pequena magnitude, ocorreram na região que compreende as cidades de Itabira, Itabirinha e Mariana, disse, num raio de cerca de 100 quilômetros


	Construções atingidas por lama na cidade de Bento Rodrigues em Minas Gerais: "Por si só, esses abalos não podem ser considerados como causa do acidente", disse o professor George Sand França
 (Ricardo Moraes/ Reuters)

Construções atingidas por lama na cidade de Bento Rodrigues em Minas Gerais: "Por si só, esses abalos não podem ser considerados como causa do acidente", disse o professor George Sand França (Ricardo Moraes/ Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2015 às 16h31.

Brasília - Horas antes da ruptura das duas barragens em Mariana, 11 abalos sísmicos foram identificados na região, afirmou o professor do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB), George Sand França.

Os eventos, de pequena magnitude, ocorreram na região que compreende as cidades de Itabira, Itabirinha e Mariana, disse, num raio de cerca de 100 quilômetros.

De acordo com o professor, os mais próximos do local do acidente foram identificados às 14h12 e 14h13, com magnitude de 2,5 e 2,7 graus, respectivamente - portanto, duas horas antes do rompimento da barragem. França, no entanto, afirmou que a magnitude dos eventos foi baixa.

"Por si só, esses abalos não podem ser considerados como causa do acidente", disse. "Eles podem se somar a outros problemas, mas os abalos não foram decisivos."

Ele observou que obras de engenharia de estruturas semelhantes têm capacidade de suportar tremores com até o dobro de magnitude, 5 graus.

O professor contou que na região não é incomum a ocorrência de pequenos tremores. Em abril, por exemplo, foram identificadas duas ocorrências com magnitude de 2,5 e 3 graus

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEnsino superiorMinas GeraisTerremotosUnB

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP