-
zoom_out_map
1/11 (Montagem/VOCÊ S/A)
-
2. 55% dos entrevistados não conseguem compreender os resultados de um exame de sangue - mesmo quando o laboratório mune o relatório de dados que facilitem a compreensão.
zoom_out_map
2/11 (ricaldre/Creative Commons)
-
3. Quanto você precisa colocar de combustível para percorrer uma dada distância? Ou quanto o véiculo consome por quilômetro rodado? 55% dos entrevistados não sabem fazer estas contas.
zoom_out_map
3/11 (Luke MacGregor/Reuters)
-
4. <span style="font-size: 12px;">As tabelas nutricionais nas embalagens de alimentos são enigmáticas para 48% dos entrevistados. </span>
zoom_out_map
4/11 (Arquivo/Editora Abril)
-
5. 48% dos entrevistados não conseguem estimar quanto de energia um aparelho gasta ao ler as especificações técnicas.
zoom_out_map
5/11 (Divulgação / Inmetro)
-
6. Buscar informações no Google sobre temas relacionados à saúde ou medicamentos é uma missão difícil para 37% dos entrevistados.
zoom_out_map
6/11 (Loic Venance/AFP)
-
7. Um alerta aos jornalistas: 43% dos entrevistados não conseguem entender de bate pronto as tabelas e gráficos que recheiam muitas reportagens.
zoom_out_map
7/11 (Getty Images)
-
8. Para 36% dos entrevistados, seguir as instruções do extintor de incêndio, por exemplo, para combater um pequeno incêndio é algo difícil.
zoom_out_map
8/11 (Creative Commons/Flickr/Nacho)
-
9. Os manuais de aparelhos domésticos são complicados para 26% dos entrevistados.
zoom_out_map
9/11 (Nacho Doce/Reuters)
-
10. A conta de consumo de energia elétrica está correta? Responder a esta simples questão é difícil para 26% do total de entrevistados.
zoom_out_map
10/11 (Adriano Machado/Bloomberg)
-
11. Ler uma bula de remédio e entender as contraindicações do medicamento é uma missão complicada para 24% dos entrevistados
zoom_out_map
11/11 (Stock.xchng/forwardcom)
São Paulo – Valor energético, quantidade de carboidratos ou gorduras saturadas por porção: tudo isso é “grego” para metade dos brasileiros que sabem ler.
Segundo pesquisa do Instituto Abramundo, 48% dos brasileiros afirmam ter dificuldade para compreender uma simples tabela nutricional impressa nas embalagens de alimentos. Um fato alarmante para a educação no Brasil.
Na prática, 64% dos alfabetizados sofrem para compreender informações científicas simples. Segundo o levantamento, de cada 100 brasileiros, apenas 5 têm condições para decifrar e solucionar problemas científicos mais complexos. Veja a reportagem "Entender ciências é exceção no Brasil".
O Instituto analisou desempenho de cerca de 2 mil pessoas com idade entre 15 e 40 anos, que tinham até a quarta série, diante de situações cotidianas que envolviam o domínio de conceitos de Ciências. A performance foi medida de acordo com o Índice de Letramento Científico, desenvolvido pela Abramundo em parceria com o Ibope Inteligência.
Além de colocar os entrevistados para resolver problemas, a pesquisa também os questionou sobre o grau de dificuldade que eles tinham para compreender bulas de remédios, tabelas nutricionais ou calcular quanto de combustível era necessário para percorrer um percurso. O resultado foi desalentador. Veja nas fotos.