EXAME Agro

Zoológico de Brasília seguirá fechado após novo caso suspeito de gripe aviária

Primeiro caso no Zoo foi confirmado neste mês

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 12 de junho de 2025 às 19h47.

Última atualização em 12 de junho de 2025 às 19h56.

Tudo sobreGripe aviária
Saiba mais

O Jardim Zoológico de Brasília continuará interditado por tempo indeterminado. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), após a detecção de um novo caso suspeito de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), a gripe aviária.

O alerta foi acionado depois que um emu — ave nativa da Austrália que integra o plantel do zoológico — apresentou sintomas neurológicos compatíveis com a doença.

Diante da gravidade do quadro, o animal foi submetido à eutanásia, conforme protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Amostras biológicas foram coletadas e enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP), referência nacional para a análise da gripe aviária.

Mesmo sem a confirmação laboratorial, a Seagri-DF, o Mapa e a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) optaram por manter a interdição total do parque. A medida é preventiva e visa garantir a segurança dos animais, dos trabalhadores e dos visitantes, além de impedir a disseminação da doença no Distrito Federal.

Segundo a Seagri-DF, nenhuma outra ave ou animal do zoológico apresentou sinais clínicos ou comportamentais anormais. Ainda assim, as autoridades sanitárias consideram essencial manter o controle epidemiológico rigoroso para evitar qualquer risco de transmissão.

“A Secretaria destaca que, até o momento, não foram observadas alterações comportamentais ou clínicas em outras aves e animais do zoológico, o que representa um indicativo positivo. No entanto, a manutenção da interdição é considerada essencial para garantir o controle epidemiológico e a segurança sanitária da fauna local”, diz a nota.

A secretaria reforça que não há risco à saúde humana no consumo de carne de frango ou ovos desde que devidamente cozidos ou fritos. A gripe aviária só é transmitida por contato direto com aves vivas infectadas, sendo o risco de infecção em humanos considerado baixo.

Enquanto o resultado do exame não sai, o Zoológico de Brasília permanecerá de portas fechadas.

No início do mês, o governo do Distrito Federal confirmou a presença do vírus da gripe aviária no Zoológico da capital. A doença foi detectada em um irerê, ave silvestre encontrada morta dentro do parque no dia 28 de maio.

Acompanhe tudo sobre:Gripe aviáriaBrasíliaSaúde

Mais de EXAME Agro

Preço do cacau desaba após rali histórico e atinge menor nível em 20 meses

Com governo paralisado, Trump adia pacote de ajuda para agro dos EUA, diz site

Brasil aumenta venda de carne ao exterior em setembro, mesmo com tarifaço de Trump

Pacote de ajuda de Trump a agricultores dos EUA pode chegar a US$ 15 bilhões, diz agência