EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Veja 5 formas como a onda de frio afetou o agro e a previsão da semana

Lavouras de milho do Sul estão entre as mais prejudicadas; temperaturas devem voltar a cair em São Paulo na próxima semana

Coheita de milho deve ser afetada pelo mau tempo: Paraná é um dos estados mais atingidos (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Coheita de milho deve ser afetada pelo mau tempo: Paraná é um dos estados mais atingidos (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

CA

Carla Aranha

Publicado em 22 de julho de 2021 às 17h01.

A onda de frio que atingiu a região Sul e Sudeste recentemente acendeu o alarme nos agricultores. Estados como Minas Gerais e o Paraná enfrentaram geadas que causaram impactos nas lavouras de milho. Episódios de seca também não vinham favorecendo a colheita. Mas como os fenômenos climáticos dos últimos dias devem afetar o cultivo de milho e outros alimentos nos principais estados produtores? Veja, a seguir, uma análise exclusiva da Geosys, empresa de sensoriamento remoto.

A queda de temperatura dos últimos dias deve prejudicar ainda mais as lavouras de milho?

Sim. As perdas devem ser maiores no Paraná, em que apenas 3% do milho cultivado já foi colhido. As geadas registradas nos últimos dias devem prejudicar ainda mais os trabalhos nas lavouras. A boa notícia é que o volume de chuvas deve se manter baixo nos próximos dias.

1. Há possibilidade de uma onda de frio no Paraná nos próximos dias?

Sim, especialmente no norte e centro do estado, embora com menor intensidade.

2. Como o tempo deve se comportar em São Paulo?

A previsão é de uma nova queda das temperatura na semana que vem. As geadas dos últimos dias já impactaram as lavouras de milho, café de cana-de-açúcar.

3. E em Goiás?

Sem maiores dramas. Para os próximos dias, a previsão é de uma média de temperatura alinhada ao padrão climático dessa época do ano. Além disso, a seca deve continuar, favorecendo o progresso da colheita do milho.

4. A colheita de milho no Mato Grosso deve continuar avançando?

Sim. O estado deve continuar em período de seca. Até a semana passada, 55% da área de milho já havia sido colhida. Nos próximos dias, o ritmo da colheita não deve mudar.

5. As lavouras de café foram atingidas pelas geadas em Minas Gerais?

Sim. O mau tempo foi registrado especialmente no sul do estado, região tradicional de cultivo de café. A previsão para os próximos dias é de temperaturas próximas à média do período.

 

 

Acompanhe tudo sobre:CaféChuvasClimaExame-AgroMilhoParanáSão Paulo capital

Mais de EXAME Agro

Exportações de café brasileiro para China esfriam em 2024 — mas setor segue otimista

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25