EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Veja cinco coisas que podem ajudar o agronegócio a avançar ainda mais

A infraestrutura de transportes e a falta de sinal de internet de qualidade no campo são apontadas como alguns dos principais desafios do setor

O agronegócio deve representar 24% do PIB brasileiro neste ano (Enrique Marcarian/Reuters)

O agronegócio deve representar 24% do PIB brasileiro neste ano (Enrique Marcarian/Reuters)

CA

Carla Aranha

Publicado em 21 de abril de 2021 às 16h58.

Última atualização em 21 de abril de 2021 às 17h06.

Não é de hoje que o agronegócio vem avançando. Nos últimos dez anos, a participação do setor no PIB brasileiro aumentou de 19%, em 2010, para 23,6%, em 2020. Este ano, deve representar 24% do total de riquezas geradas no país. “Mas ainda é preciso resolver alguns entraves para o agronegócio crescer mais!”, diz Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e embaixador da FAO para o cooperativismo. Veja, a seguir, cinco problemas que travam uma expansão ainda mais acelerada do agronegócio.

  • Assine a EXAME e conte com a ajuda dos maiores especialistas do mercado.

1 - Logística

Apesar dos avanços dos últimos anos, principalmente em relação à malha ferroviária, as principais áreas de produção de grãos, carro-chefe do agronegócio brasileiro, ainda contam com uma infraestrutura de transporte precária. O escoamento de soja, milho e outros alimentos cultivados no Centro-Oeste, que responde por quase a metade da safra de grãos brasileira, é feito por centenas de quilômetros de rodovias com deficiências de pavimentação. “Essa parte do país se desenvolveu sem que a infraestrutura acompanhasse essa expansão”, diz Rodrigues. “Faltam ferrovias”.

2 - Telecomunicações

Menos de 40% da área rural conta com sinal 4G. O sinal de internet costuma falhar e, com isso, boa parte dos produtores tem dificuldade para usar sensores e máquinas modernas, autônomas, que dependem de conectividade. Um dos maiores desafios é vencer a burocracia para a instalação de torres e antenas, que depende do aval de cada prefeitura de pode demorar meses a fio. Um primeiro passo foi dado em setembro do ano passado, com a regulamentação da Lei Geral de Antenas. A nova norma determina que, caso não haja uma resposta sobre os pedidos de licenciamento em 60 dias, a infraestrutura de suporte às redes de telecomunicação deve ser instalada.

3 - Seguro

“O país não tem nem 15% do campo com seguro, o que é muito pouco”, diz Rodrigues. O seguro rural costuma proteger o produtor contra fenômenos climáticos e outras eventualidades que podem prejudicar a lavoura, proporcionando uma previsibilidade maior de faturamento. A produção é acertada, pela seguradora, por um preço de garantia. Como no Brasil os seguros rurais são considerados pouco acessíveis para a maioria dos produtores, uma das soluções propostas por especialistas é um programa de subvenção do governo.

4 - Política comercial

A diversificação do destino das exportações do agronegócio brasileiro é apontada como outra vertente importante da expansão do setor. Analisar mercados em crescimento, como a Índia, o sudeste asiático e o Oriente Médio, com o objetivo de costurar acordos comerciais, poderia proporcionar uma menor dependência em relação à China, principal parceiro comercial do Brasil, e novas perspectivas de aumento das vendas internacionais.

5 - Pesquisa

“Investimentos no desenvolvimento de variedades de produtos que não alcançam hoje uma larga escala, como as frutas, poderiam proporcionar novos saltos de crescimento do agronegócio”, afirma Rodrigues. O país ocupa o 23º lugar do ranking mundial dos maiores exportadores de frutas, enquanto é o segundo maior exportador de grãos, atrás apenas dos Estados Unidos, e é o maior em carne bovina.

 

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioInfraestruturaInternetSeguros

Mais de EXAME Agro

Exportações de café brasileiro para China esfriam em 2024 — mas setor segue otimista

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25