EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Trigo 2024/25: expectativa de safra recorde pressiona preços internacionais, diz Cepea

Cotações externas do trigo indicavam tendência de alta no primeiro semestre diante da possibilidade de quebra na produção da Rússia

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 30 de julho de 2024 às 18h35.

Última atualização em 30 de julho de 2024 às 19h09.

Os preços internacionais do trigo voltaram a cair nos últimos dias, influenciados pela expectativa de safra recorde na temporada 2024/25, disse nesta terça-feira, 30, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Depois de inúmeras revisões para baixo, a consultoria agrícola SovEcon elevou de 82,7 milhões para 84,7 milhões de toneladas sua projeção para a safra russa do cereal.

Durante o primeiro semestre, diz o Cepea, as cotações externas do trigo indicavam tendência de alta diante da possibilidade de quebra na produção da Rússia, o principal exportador global de trigo, por causa da queda na área de cultivo do país e das condições climáticas desfavoráveis às lavouras.

Em seu último levantamento, o Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) elevou de 793 milhões para 801 milhões de toneladas a projeção para a safra global do trigo.

Safra argentina de trigo deve superar 2023/24

Na quinta-feira passada, 25, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), estimou em 18,1 milhões de toneladas a safra de trigo da Argentina – o país é o principal exportador de trigo para o Brasil e, no ano passado, desembarcou 2,26 milhões de toneladas do cereal no mercado nacional, segundo dados compilados pela Associação Brasileira de Trigo (Abitrigo).

Para o presidente da Abitrigo, Rubens Barbosa, é necessário monitorar a forma que as cotações vão se comportar nas bolsas mundo afora, já que há muita volatilidade nas negociações.

No mês passado, a Bolsa de Comércio de Rosário (BCR) divulgou que a Argentina deve colher 21 milhões de toneladas de trigo na temporada 2024/25. Segundo as estimativas do órgão local, o país deve plantar 6,94 milhões de hectares na referida temporada, 1,4 milhão de hectares acima da safra anterior.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioTrigoPreços

Mais de EXAME Agro

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25

Os 3 motivos que fazem o Santander apostar suas fichas na SLC Agrícola