Apoio:
Fazendeiro realiza a coleita do trigo com uma máquina agricola em uma fazenda próxima de Selbitz, na Alemanha (Sean Gallup/Getty Images)
Jornalista freelancer
Publicado em 27 de outubro de 2023 às 06h00.
A corrida pela aquisição de implementos agrícolas tem impulsionado a pesquisa e criação de novas tecnologias para auxiliar na produtividade, economia e longevidade da cadeia agrícola, mas não é de hoje que os implementos têm auxiliado na produção de alimentos.
Desde 8000 a.c, o homem tem buscado formas de facilitar o seu trabalho na agricultura e agropecuária. O período foi marcado pela transição de modo de vida, passando a se assentar em locais e produzir seu próprio alimento, enquanto anteriormente, o alimento era apenas extraído da natureza.
Milênios depois, a busca por tecnologias que pudessem facilitar o trabalho no dia-a-dia fizeram com que a agricultura chegasse a um patamar de produtividade jamais vista na história. Isso é possível pelo auxílio das máquinas agrícolas.
Neste texto você encontrará os principais tipos de implementos agrícolas, como máquinas agrícolas, arado de disco, grades aradoras e muitas outras ferramentas.
Certamente você se lembra do arado pelas aulas de história. O implemento agrícola mais conhecido do mundo, hoje, apresenta aspecto diferente, além de ser muito mais produtivo.
O arado auxilia na infiltração da água no solo e na incorporação de adubos, sendo uma ferramenta que também pode ser utilizada para construção de curvas de nível.
Todo caso, há diferentes tipos de arado, confira:
Utilizando um trator agrícola como tração, o arado de disco tem a função de cortar determinada porção de terra.
O arado de disco é formado por uma estrutura frontal que conta com 3, 4 ou 5 discos responsáveis pela atividade. Todos eles são presos a uma estrutura metálica que fica acoplada ao veículo de tração.
Mais indicado para auxiliar na incorporação de adubo e nutrientes à terra, o arado de aiveca tem a função de inverter, elevar e torcer a terra.
Sua estrutura frontal parece com a do arado de disco, mas a ferramenta responsável pela função agrícola se assemelha a uma pá virada de lado. Esse aspecto é fundamental para que diferentes tipos de solo possam ser arados, elevados e torcidos.
O escarificador tem uma função parecida com a do arado, visto que também é utilizado para a preparação do solo, e pode ser usado em solos completamente secos.
Na preparação com o escarificador, a máquina inicia o processo e facilita o emprego do arado e da grade.
Também acopladas a tratores, assim como os arados, as grades aradoras são utilizadas no estágio inicial do plantio.
Sua função é desmembrar possíveis blocos de terra que possam impedir a germinação das sementes.
As grades também ajudam a nivelar o solo da lavoura e incorporar nutrientes aplicados durante o processo. A sua utilização deve ser feita por profissionais, pois o cálculo errado do perímetro pode resultar na erosão do solo trabalhado.
Dependendo da função desempenhada, as grades podem ter configurações diferentes. Algumas possuem dentes, discos e até molas.
O pulverizador serve para dispersão de produtos contra agentes que possam prejudicar a cultura produzida. Existem alguns tipos de pulverizadores, geralmente mais utilizados em grandes produções, como o pulverizador autopropelido. O implemento possui a capacidade de aplicar de forma pré-programada quantidades personalizadas de agentes agrícolas.
Já os produtores de menor porte contam com pulverizadores mais simples, mas que visam o mesmo objetivo. São os chamados pulverizadores tratorizados. Dentre eles estão os pulverizadores atomizadores, mais utilizados na cultura de árvores frutíferas, e os pulverizadores de barra, que podem ser usados em vários tipos de cultura.
O subsolador funciona como um oxigenador da terra. Com suas ferramentas, semelhantes a uma enxada, ele é disposto em uma fileira com vários exemplares, que servem para penetrar o solo em camadas mais abaixo da superfície.
O subsolador também é acoplado a um trator e exige bastante potência dependendo do solo que será trabalhado, já que suas "pás" funcionam exercendo resistência sobre o solo.
O rolo faca é responsável por triturar, amassar ou desfazer restos orgânicos que estavam presentes no solo desde a última cultura trabalhada.
O implemento é geralmente utilizado em fazendas de grãos. Ele tem o objetivo de auxiliar no processo de semeadura.
As semeadoras são um dos mais importantes implementos agrícolas. São normalmente utilizadas em grandes produções e separadas pelos tipos de grãos que trabalham. Veja a seguir:
Semeadora de precisão
Tipo de semeadora utilizada para o processo de semeadura de grãos maiores, como por exemplo, o milho e a soja.
A semeadora de precisão trabalha espalhando sementes com maior espaçamento entre uma e outra. São como dosadores que vão dispersando as sementes de acordo com a programação do agricultor.
Semeadora de fluxo contínuo
Ao contrário da semeadora de precisão, a semeadora de fluxo contínuo trabalha com grãos menores, como as sementes de trigo.
Neste caso, o fluxo de dispersão das sementes é maior, sendo utilizado em plantações que exigem menor intervalo entre cada cultura.
Quase como um "dois em um", a enxada rotativa consegue sozinha fazer todas as etapas de preparação do solo para cultivo. Comumente utilizada nas culturas de flores e hortaliças, além de ajustar o solo, também abrange a aplicação de fertilizantes.
Isso só ocorre pois suas lâminas frontais tornam possível que o preparo da terra seja feito com apenas um implemento agrícola.