Apoio:
A 2ª edição do SuperAgro 2022, evento da EXAME voltado ao futuro do agronegócio, contará com um time de peso; conheça alguns dos convidados (Cristiano Mariz/Exame)
Nada melhor do que entender uma das áreas que mais cresce no Brasil com players do mercado. O SuperAgro 2022 é um evento promovido pela EXAME para tratar sobre as principais questões ambientais, econômicas e o futuro do agronegócio no Brasil, e tem data marcada para dia 7 de abril.
Dentro do time de convidados do SuperAgro 2022 estão repórteres da EXAME de macroeconomia e sustentabilidade, empreendedores e diretores em empresas do ramo de agronegócio, além de cientistas e figuras políticas de relevância. Conheça alguns dos convidados abaixo:
Thelma Kruger é cientista e vice-presidente do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), um órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) e criado em 1988. O objetivo do IPCC é apresentar, de modo voluntário, dados científicos sobre questões ambientais como uma forma de fomentar a criação de políticas climáticas. Já Ian Thompson é diretor executivo da TNC (The Natural Conservancy Brasil) que é uma organização que propõe proteger as terras e as águas com um time de cientistas que visam resultados a longo prazo.
A 2ª edição do SuperAgro também contará com a presença de Ricardo Faria que é CEO da empresa santacatarinense Granja Faria, uma das maiores empresas avícolas do Brasil com um faturamento de R$1,2 bilhão previsto para 2021. Outra convidada é Martha Seillier, especialista em políticas públicas e gestão governamental. A profissional também atua como secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal. O evento conta ainda com David Hodge, cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, participando dos painéis e discussões.
Segundo dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as exportações do agronegócio alcançaram grandes valores em 2021. Em dezembro, por exemplo, foram US$ 9,88 bilhões, marco recorde para o mês – apresentando uma alta de 19,7% se comparado com levantamentos anteriores.
Além disso, o Brasil bateu recorde em exportações de insumos. De acordo com a equipe da SCRI, os destaques em exportações foram: soja em grãos, farelo de soja, celulose e carnes. Dados como esse expressam a importância do agronegócio na economia brasileira. Portanto, estar antenado e saber as últimas tendências do agribusiness pode ser um ponto diferencial para os profissionais e empreendedores.
A primeira edição do SuperAgro aconteceu no primeiro semestre de 2020 e contou com empresas do ramo de agronegócio e agricultores para debater os rumos do agronegócio brasileiro, compartilhando suas impressões e experiências.
Dentre os muitos assuntos tratados pelos painéis do SuperAgro 2021, o evento falou sobre o papel das agritechs, os cenários para quem quer investir em ações do setor, os Estados brasileiros de Ouro para o agronegócio, tendências do ramo para o futuro e o agronegócio no Brasil, China e EUA.
Assista o painel do SuperAgro de 2021 que trata das tendências para o agronegócio do futuro abaixo: