EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Tereos fecha parceria com hub de inovação Agtech Garage

Multinacional de origem francesa investe em polo de de startups do agro a fim de acelerar desenvolvimento do negócio; agtechs receberam investimento recorde em 2021

André Margoto, gerente-executivo de planejamento e analytics da Tereos: parceria com hub de inovação do agro (divulgação/Divulgação)

André Margoto, gerente-executivo de planejamento e analytics da Tereos: parceria com hub de inovação do agro (divulgação/Divulgação)

CA

Carla Aranha

Publicado em 6 de maio de 2022 às 15h07.

A Tereos, produtora global de açúcar e etanol, acaba de fechar uma parceria com o Agtech Garage, um dos principais hubs de inovação do agronegócio no país. A iniciativa tem como objetivo o fortalecimento da transformação digital da empresa e o desenvolvimento de novos projetos, de acordo com informações antecipadas à EXAME. “Estamos priorizando o pilar de inovação, que é de alta relevância para nossa atuação no mercado e deve acelerar o desenvolvimento do negócio como um todo”, diz André Margoto, gerente-executivo de planejamento e analytics da Tereos.

Cerca de 70 empresas apoiam o Agtech Garage, que conta com mais de 900 startups do agronegócio. A maioria é voltada à criação de softwares de gestão, seguida por agtechs focadas em soluções para a agricultura de precisão, marketplaces e negócios voltados à automação. As fintechs ocupam um espaço crescente, assim como startups de biotecnologia. No ano passado, as agtechs receberam uma soma recordes de investimento. Os aportes chegaram a 126 milhões de dólares, o dobro de 2020, conforme a revista EXAME relatou em reportagem de capa.

“A Tereos, uma das líderes globais do setor sucroenergético, se junta agora à rede de empresas que ajudam o tornar o agronegócio brasileiro mais competitivo e sustentável”, afirma José Tomé, CEO do Agtech Garage.

Com um faturamento global de 4,3 bilhões de euros em 2021, a Tereos, multinacional de origem francesa, opera sete usinas de processamento de canas-de-açúcar no Brasil, todas no estado de São Paulo, e duas refinarias.

As expectativas para a safra atual são positivas. Segundo a companhia, deverão ser processadas 17 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 9% a mais do que na temporada anterior. Na temporada anterior, o cultivo foi prejudicado por condições climáticas desfavoráveis, marcadas por secas e geadas. As projeções para o resultado financeiro também permanecem elevadas, já que a commodity permanece em alta no mercado internacional.

Notícias exclusivas de agro e o que movimenta o mercado

Você já conhece a newsletter semanal EXAME Agro? Você assina e recebe na sua caixa de e-mail as principais notícias sobre o agronegócio, assim como reportagens especiais sobre os desafios do setor e histórias dos empreendedores que fazem a diferença no campo.

Toda sexta-feira, você também tem acesso a notícias exclusivas, o que move o mercado e artigos de especialistas.

LEIA MAIS:

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioCana de açúcarExame-AgroInovaçãoStartups

Mais de EXAME Agro

Exportações de café brasileiro para China esfriam em 2024 — mas setor segue otimista

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25