EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Quer assistir os debates do EXAME SuperAgro? Veja tudo o que rolou

No evento realizado por EXAME, foram debatidas as principais inovações e desafios no campo, e tudo o que está em pauta sobre o futuro do agronegócio

SuperAgro: evento realizado por EXAME reuniu principais especialistas do setor. (Divulgação/Exame)

SuperAgro: evento realizado por EXAME reuniu principais especialistas do setor. (Divulgação/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2022 às 11h42.

A segunda edição do SuperAgro, evento online de agronegócio realizado pela EXAME no dia 7 de abril, contou com a participação de diversas autoridades, empresários e especialistas do setor. Ao longo do dia foram debatidas as principais inovações e desafios no campo, tudo o que está em pauta sobre o futuro do agronegócio e as soluções que podem colaborar para o aumento da produtividade do setor.

Em sete painéis, transmitidos ao vivo pelo YouTube durante 8 horas, foram discutidos temas como o impacto da geopolítica na produção brasileira, novos modelos de negócio, a transformação do campo com a tecnologia 5G, os desafios de logística, além do espaço cada vez maior das mulheres dentro do agronegócio.

Entre os convidados estavam nomes como o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, Martha Sellier, secretária especial da Secretaria de Programas de Parcerias de Investimento (PPI) do Ministério da Economia, e Cláudio Frischtak, presidente da consultoria Inter.B.

No painel sobre geopolítica, o cônsul-geral dos Estados Unidos afirmou que o secretário de Agricultura dos EUA, Thomas J. Vilsack, e a ministra Tereza Cristina conversaram na semana passada sobre pesquisas e formas de reduzir a dependência de fertilizantes de alguns mercados. A Rússia é uma das principais produtoras de fertilizantes do mundo, e respondia antes da guerra por mais de 20% de todos os fertilizantes usados no Brasil.

O EXAME SuperAgro também mostrou que as agritechs vêm dando saltos significativos: o volume de investimentos em startups do agronegócio chegou a 126 milhões de reais em 2021, quase o dobro de 2020, segundo dados do Distrito, ecossistema de inovação aberta. Hoje, mais de mil agritechs endereçam questões como o aprimoramento de soluções para o campo e a resolução de desafios. 

Ainda falando sobre o futuro do campo, o evento mostrou que a tecnologia 5G já é realidade no interior do Brasil. A Granja Faria, que fica no interior do Piauí, foi a primeira a contar com o sistema, em um projeto-piloto em parceria com a operadora TIM. 

E assim como em outras áreas do mercado de trabalho, as mulheres estão cada vez mais ocupando espaço no agronegócio. Apesar disso, alguns desafios ainda persistem, como machismo, oportunidades iguais, e encontrar um caminho dentro do campo. O tema foi o centro do debate do painel "Mulheres do Agro", que fechou o evento SuperAgro da EXAME. 

Abaixo você consegue assistir todos os debates

 

Geopolítica do agronegócio

yt thumbnail

Novos modelos e players

yt thumbnail

Agritechs mais promissoras

yt thumbnail

Telecom 5G e o agro 5.0

yt thumbnail

Logística

yt thumbnail

Agenda ambiental

yt thumbnail

Mulheres do Agro

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AgronegócioExame-Agro

Mais de EXAME Agro

A estratégia do agro para ser mais pop: setor aposta em nova marca e mira conectar campo e cidade

Exportações de café brasileiro para China esfriam em 2024 — mas setor segue otimista

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos