EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

"Sem segurança hídrica, os sistemas alimentares estão em risco", analisa subdiretor da FAO

Mario Lubetkin participou do Fórum Latino-Americano de Economia Verde, em São Paulo

Mario Lubetkin, diretor-adjunto da FAO, durante participação em evento em São Paulo (Isaac Fontana/EFE)

Mario Lubetkin, diretor-adjunto da FAO, durante participação em evento em São Paulo (Isaac Fontana/EFE)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 1 de outubro de 2024 às 21h34.

O subdiretor-geral e representante regional na América Latina da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Mario Lubetkin, advertiu nesta terça-feira que os recursos hídricos devem ser protegidos porque, se não forem cuidados, os sistemas alimentares estão em risco.

Lubetkin, que falou em discurso gravado para o 2º Fórum Latino-Americano de Economia Verde, organizado em São Paulo pela Agência EFE, destacou que 85 milhões de pessoas na América Latina dependem de elementos aquáticos para seu sustento e enfatizou que "a água é um pilar fundamental da alimentação".

No entanto, observou que desafios como a mudança climática, a poluição e a degradação ambiental "ameaçam a viabilidade de longo prazo dos sistemas alimentares".

As estatísticas da FAO mostram números preocupantes, como o de que 2,4 bilhões de pessoas vivem atualmente em países com "estresse hídrico", o que significa que a demanda por água é maior do que a quantidade disponível, e aproximadamente 10% da população mundial está enfrentando níveis críticos de escassez desse recurso.

Por isso, Lubetkin chamou a atenção para a necessidade de implementar uma "gestão eficiente" da água, com investimentos em tecnologias inovadoras e cooperação entre países e setores.

"A América Latina e o Caribe têm o potencial de liderar a sustentabilidade da produção de alimentos. A região tem a capacidade de produzir alimentos mais nutritivos e, ao mesmo tempo, proteger o planeta e os recursos naturais", projetou.

Embora esse número tenha diminuído nos últimos anos, de acordo com a FAO, estima-se que cerca de 730 milhões de pessoas no mundo sofram de fome.

Lubetkin participou do 2º Fórum Latino-Americano de Economia Verde, em discurso gravado para o painel de gestão sustentável dos recursos hídricos e a economia azul na América Latina.

O fórum, agora em sua segunda edição, é um evento de dois dias que reúne autoridades, especialistas e representantes dos setores público e privado para discutir os desafios impostos pela crise climática e transição energética.

O evento, que vai até quarta-feira e está sendo transmitido ao vivo pelos canais da EFE no YouTube, é patrocinado pela ApexBrasil e pela Norte Energia, com o apoio da Vivo e da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoÁgua

Mais de EXAME Agro

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25

Os 3 motivos que fazem o Santander apostar suas fichas na SLC Agrícola