EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Quais são os tipos de laranja produzidos no Brasil?

De acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), a laranja é a fruta mais cultivada no país, com 800 mil hectares plantados

Iara Siqueira
Iara Siqueira

Repórter freelancer de Agro

Publicado em 2 de agosto de 2023 às 17h42.

Última atualização em 16 de abril de 2024 às 14h20.

Consumida in natura ou em forma de suco, a laranja faz parte da alimentação dos brasileiros sendo uma das frutas mais consumidas no país. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF/IBGE) indicam que a laranja é a segunda fruta mais consumida no Brasil, atrás apenas da banana.

De acordo com a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), a laranja é a fruta mais cultivada no país, com 800 mil hectares plantados. Não por acaso, o Brasil é o maior produtor e exportador de laranja do mundo.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC) mostram que, apenas na safra 2022/2023, a receita das exportações de suco de laranja concentrado e congelados do Brasil cresceu 16%, gerando 2,04 bilhões de dólares.

Entre as principais regiões produtoras estão São Paulo e Minas Gerais, com 78% e 6% da produção nacional, respectivamente, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Juntos, os estados formam o principal cinturão citrícola do mundo.

Os 6 principais tipos de laranja cultivados no Brasil

O que se chama genericamente de laranja são diferentes variedades das espécies cítricas, conforme explica CitrusBR. A fruta pertence à família Rutaceae, e entre as variedades mais conhecidas estão a Citrus sinensis, chamada de laranja doce, e a Citrus aurantium, com mais acidez.

Apesar de compartilharem características parecidas, os tipos de laranja divergem em tamanho, cor, quantidade de açúcares, de sementes, acidez e época de colheita.

A entidade aponta que há mais de 100 variedades de laranjas cultivadas pelo mundo. No Brasil, as mais comuns são as laranjas Bahia, Pêra, Natal, Valência, Hamlin, Westin e Rubi.

1. Laranja-pera

A laranja-pera é a mais comum entre o consumo dos brasileiros, pode ser usada no preparo de sucos, consumida in natura ou até mesmo como acompanhamento da feijoada. Entre as suas características está o pequeno número de sementes.

2. Laranja Bahia

Conhecida como laranja com umbigo, a variedade originária da Bahia não possui sementes tendo uma casca mais grossa que as demais.

3. Laranja-lima

Por causa do sabor suave e baixa acidez, a fruta de coloração amarelo-claro é usada na introdução alimentar de bebês e crianças.

4. Laranja-da-terra

Conhecida como laranja amarga ou laranja azeda, a variedade é cultivada na região Sul, embora tenha bastante popularidade em São Paulo. Assemelha-se a uma pequena poncã.

5. Laranja Hamlin

Esse tipo de laranja faz parte do grupo de frutas precoces. De ciclo rápido, a fruta é usada pela indústria de concentrados.

6. Laranja-natal

Com formato arredondado e casca ligeiramente grossa. A tonalidade mais forte proporciona um suco doce e mais amarelo. A cor da polpa pode se aproximar da tonalidade vermelha fazendo jus as cores natalinas.

Qual o estado com maior produção de laranja?

O estado de São Paulo é o maior produtor de laranja do Brasil, com 78% da produção nacional, seguido por Minas Gerais, com 6%.

Leia também:

Acompanhe tudo sobre:Setor de suco de laranjaAgronegócioAgropecuáriaGuia do Agro

Mais de EXAME Agro

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25

Os 3 motivos que fazem o Santander apostar suas fichas na SLC Agrícola