Apoio:
Batata: conheça os principais tipos (CNA/Senar/Divulgação)
Jornalista freelancer
Publicado em 28 de dezembro de 2023 às 08h00.
Existem diversos tipos de batata comuns no Brasil. Algumas mais conhecidas, outras menos tradicionais na mesa dos brasileiros, mas todas com sua singularidade e modo especial de preparo.
Não só aqui, mas no mundo inteiro, a batata é uma tradição gastronômica e virou parte fundamental dentro da dieta Européia pela fácil adaptação ao clima e o rápido crescimento dos tubérculos.
Frita, assada, no purê ou na conserva: para cada prato, existe um tipo de batata que se encaixa na receita. Te contaremos quais são elas, sendo os cinco tipos mais encontrados aqui no Brasil.
A batata inglesa é a mais comum de ser encontrada e também a mais famosa nacionalmente. Normalmente tem o formato arredondado, mas não simétrico.
De todos os tipos, a inglesa pode ser considerada a menos calórica das batatas, por isso tão consumida. Em contrapartida, possui um alto índice de carboidratos, então deve ser evitada por quem tem diabetes, por exemplo.
Mesmo assim, o tubérculo é bastante utilizado na culinária brasileira. Veja alguns exemplos de pratos que levam a batata inglesa como base ou até como prato principal:
Batata baroa, conhecida por aqui como mandioquinha, é a espécie de batata que tem o sabor mais adocicado e cor amarelada. O tipo de tubérculo é menos comum do que a batata inglesa, mas ainda assim muito presente na culinária brasileira.
Sendo assim, a mandioquinha também é utilizada em vários pratos como base ou até prato principal:
A batata doce é uma tendência para aqueles que buscam a forma física e são adeptos de esportes de alto rendimento.
O benefício ao introduzir a batata doce na dieta é sua rica fonte de nutrientes. O tubérculo é rico em proteínas, vitaminas e sais minerais.
Com a sua casca roxa e o sabor levemente adocicado, a batata doce pode ser utilizada em várias receitas, assim como a batata inglesa. Aqui vão algumas das formas de preparo mais comuns:
Muito semelhante à batata doce por conta da sua coloração, a batata yacon é originária da cordilheira dos andes e possui esse tom arroxeado na casca com o interior amarelado.
A batata yacon tem sua maior produção nacional no interior de São Paulo. O alimento é utilizado também em dietas que pedem menor ingestão de calorias, pois causa maior saciedade do que variações, como a batata inglesa.
Sua consistência é bem menos rígida do que a de uma batata inglesa, e pode inclusive ser comparada a uma pêra.
A batata bolinha é bem menor que as outras variedades, normalmente é utilizada para serem preparadas em conservas e assadas no forno.
Esse tipo de batata demora quatro meses para chegar a sua maturidade pós plantio e pode ser encontrada em três variações: vermelhas, amarelas e roxas.