EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Produção de açúcar no Centro-Sul pode cair até 20%, aponta relatório

Com o clima mais seco do que o normal no estado de SP, a produção de açúcar na região Centro-Sul pode cair para 31 milhões de toneladas na temporada de 2021-22

 (Mauro Zafalon/Folhapress)

(Mauro Zafalon/Folhapress)

B

Bloomberg

Publicado em 1 de maio de 2021 às 08h00.

A produção de açúcar do Brasil pode cair em até 20% em 2021-22 com o impacto do clima seco na produtividade, o que ameaça reduzir o volume de cana-de-açúcar para o menor nível em uma década, segundo uma das maiores tradings mundiais da commodity.

Com o clima mais seco do que o normal no estado de São Paulo desde o ano passado, a produção de açúcar na região Centro-Sul pode cair para 31 milhões de toneladas na temporada de 2021-22, segundo relatório da Wilmar International visto pela Bloomberg. O volume se compara à estimativa de 38,5 milhões de toneladas na temporada passada.

“A previsão de tempo seco deve continuar nos próximos 30 dias e poderíamos reduzir ainda mais nossas projeções de safra se a falta de chuva continuar estressando a colheita", disse em entrevista por telefone Karim Salamon, chefe de análise de mercado de açúcar da Wilmar, que tem sede em Cingapura.

São Paulo, que responde por 68% da produção total de cana da região, registrou o clima mais seco em duas décadas em cinco dos seis meses até março, e a queda da produtividade pode chegar a 20% em algumas áreas, estima Salamon. Os riscos para a safra do maior produtor mundial da commodity também sustentam os preços do açúcar bruto, que atingiram a maior cotação em seis semanas em Nova York na semana passada. O açúcar acumula alta de 5% desde janeiro.

Embora a produção menor de cana possa reduzir a oferta de açúcar do Brasil, a quantidade final também dependerá de quanto caldo é desviado para produzir etanol. Isso, por sua vez, também está muito condicionado às perspectivas para os preços de energia e à recuperação da demanda doméstica por etanol no país.

  • Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.
Acompanhe tudo sobre:acucarAgriculturaAgronegócioAgropecuáriaCommoditiesExame-Agro

Mais de EXAME Agro

Exportações de café brasileiro para China esfriam em 2024 — mas setor segue otimista

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25