EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Preço do trigo recua com plano da Ucrânia de manter fluxo no Mar Negro

Os futuros em Chicago caíram até 3,6% nesta sexta-feira, após um salto de 10% esta semana até quinta

Trigo: Não está claro como Kiev planeja reativar o corredor marítimo em meio a tensões crescentes, com transportadoras e tradings preocupadas com possíveis ataques a navios (Vincent Mundy//Bloomberg)

Trigo: Não está claro como Kiev planeja reativar o corredor marítimo em meio a tensões crescentes, com transportadoras e tradings preocupadas com possíveis ataques a navios (Vincent Mundy//Bloomberg)

Bloomberg
Bloomberg

Agência de notícias

Publicado em 21 de julho de 2023 às 15h45.

O Trigo, que disparou com ameaças russas ao fluxo de grãos no Mar Negro, recuou depois que o presidente ucraniano disse que tomará medidas militares e diplomáticas para a assegurar os embarques.  Os futuros em Chicago caíram até 3,6% nesta sexta-feira, após um salto de 10% esta semana até quinta.

Volodymyr Zelenskiy, instruiu seus principais comandantes militares a preparar “ações” para permitir que o comércio de grãos continue funcionando. Ele também disse ao Ministério das Relações Exteriores para preparar “medidas diplomáticas análogas”. A declaração de Zelenskiy no Telegram não detalhou quais podem ser as medidas.

Não está claro como Kiev planeja reativar o corredor marítimo em meio a tensões crescentes, com transportadoras e tradings preocupadas com possíveis ataques a navios.

O trigo ainda caminha para uma alta semanal de cerca de 7%, em meio a exercícios militares no Mar Negro que aumentam os riscos para o comércio em uma região vital para os suprimentos globais de grãos. A Marinha russa disse nesta sexta-feira que conduziu um exercício com fogo real nas águas da região.

Fim do acordo de grãos

Foi uma semana extremamente volátil. O Kremlin se retirou do acordo que permitia à Ucrânia exportar grãos através de alguns portos e atacou instalações agrícolas do país invadido. Ambas as nações avisaram que navios que se dirigiam a portos do outro país poderiam ser considerados alvos militares.

Não está claro o quão realistas são as esperanças da Ucrânia de resolver a situação. Os EUA disseram que escoltas de navios não são uma opção, e a ONU disse que não pode oferecer garantias de segurança aos navios de grãos. Enquanto isso, os armadores têm receio de enviar embarcações, e uma importante corretora de seguros suspendeu um programa de exportação de grãos da Ucrânia.

Na sexta-feira, outro ataque com mísseis russos danificou “infraestrutura importante” na área de Bilhorod-Dnistrovskyi, na região de Odesa, de acordo com a administração regional. Mísseis russos atingiram um depósito de grãos na região de Odesa durante a noite, causando um incêndio e danificando equipamentos agrícolas, disse o governo.

A alta do trigo pode novamente elevar os custos de alimentos, que haviam recuado do salto provocado pelo início da guerra no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:TrigoExame-Agro

Mais de EXAME Agro

Exportações de café brasileiro para China esfriam em 2024 — mas setor segue otimista

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25