EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313
GOV. MT 500X313
Logo Engie preto
btgpactual-advisors_fc7f32

Pode faltar comida na Alemanha? Empresas de alimentos temem o pior

Entidades de alimentos congelados e centros de logística alertam para interrupções na entrega; inflação na Alemanha chegou a 10,9% em setembro, recorde desde a criação do euro

Alemanha se prepara para racionamento de gás (picture alliance / Colaborador/Getty Images)

Alemanha se prepara para racionamento de gás (picture alliance / Colaborador/Getty Images)

CA

Carla Aranha

Publicado em 4 de outubro de 2022 às 20h10.

Última atualização em 5 de outubro de 2022 às 08h32.

Em meio à crise do gás natural, que elevou a inflação e ameaça o funcionamento de fábricas, a Alemanha agora se prepara para limitações na produção de alimentos congelados. Com o risco de falta de gás para alimentar a seção de refrigerados dos supermercados, entidades como a Associação Alemã de Refrigeração de Supermercados e o Instituto de Alimentos Congelados da Alemanha vêm relatando uma preocupação crescente com o problema.

Em carta endereçada ao primeiro-ministro, Olaf Scholz, ao ministro da Economia, Robert Habeck, e ao titular da pasta de Agricultura, Cem Ozdemir, associações de alimentos refrigerados alertaram para a perspectiva de fechamento de centros de logística especializados em congelados. O documento foi assinado pela Associação de Produtores de Carne, Associação Nacional da Produção de Peixe e instituições de produtores de frutas, além de representantes do mercado de distribuição de alimentos.

“Existe um risco significativo de falhas na distribuição diária de alimentos na Alemanha. A situação é mais do que séria”, diz a carta, enviada para as autoridades no último dia 23.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

A inflação na Alemanha, maior economia europeia, atingiu 10,9% em setembro, um recorde desde a criação do euro, em 1999. A alta de quase 44% nos preços da energia no mês passando foi uma das maiores responsáveis pelo aumento, segundo o governo alemão. Em toda a zona do euro, as prévias indicam que a inflação deve ter chegado a 9,6% em setembro – os números oficiais serão anunciados nesta sexta, dia 7.

A expectativa é que o país entre em recessão no final deste ano, com uma queda de aproximadamente 0,1% no PIB no terceiro trimestre e de 0,3% nos últimos três meses do ano, de acordo com projeções de institutos de economia alemães e instituições financeiras.

Desde o início da guerra na Ucrânia e das sanções à Rússia, o preço do gás natural dobrou. Com a explosão do gasoduto Nord Stream, que transportava o insumo russo para a Alemanha, eliminou-se a possiblidade de uma eventual negociação com Moscou para o reestabelecimento do fornecimento de gás para a região.

Apagões

Em toda a Europa, também aumenta o risco de apagões diante da escassez de energia elétrica – não bastasse a crise do gás, usinas nucleares na França precisaram suspender as atividades para passar por manutenção. As operadoras de telecomunicações já alertaram que, caso o consumo de gás aumente em função de um inverno severo, sua infraestrutura passará por um grande teste.

Os países europeus em geral não contam com sistemas robustos de back-up de energia, já que até agora a escassez de eletricidade era pouco comum. A França, Suécia e Alemanha, além de outros países, estão procurando montar planos para que eventuais cortes de energia não afetem as telecomunicações. Uma das propostas é reforçar a bateria de reserva das antenas de celulares. A Europa possui cerca de 500 mil antenas de celular, sendo que a maioria as baterias extras têm duração de cerca de 30 minutos.

Notícias exclusivas de agro e o que movimenta o mercado

Você já conhece a newsletter semanal EXAME Agro? Você assina e recebe na sua caixa de e-mail as principais notícias sobre o agronegócio, assim como reportagens especiais sobre os desafios do setor e histórias dos empreendedores que fazem a diferença no campo.

Toda sexta-feira, você também tem acesso a notícias exclusivas, o que move o mercado e artigos de especialistas. Cadastre-se aqui gratuitamente.

Série de vídeo EXAME Agro

Assista também à série de vídeo EXAME Agro, sobre os grandes empresários do agro, novas práticas de sustentabilidade, inovação e avanços tecnológicos no campo, gravadas no Brasil e no exterior. Quinzenalmente, um novo vídeo é publicado no canal da EXAME no YouTube.

yt thumbnail

Veja também:

 

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAlemanhaCrise econômicaEuropaExame-AgroGás

Mais de EXAME Agro

Dos Fiagros aos insumos: o que o pedido de RJ da Agrogalaxy pode representar para o agro

Como a agricultura regenerativa pode ajudar na descarbonização do planeta

Produção de etanol de milho deve atingir 15 bilhões de litros no Brasil até 2032, aponta Nature

La Niña deve chegar em outubro no Brasil; entenda o que é e como o país pode ser afetado