EXAME Agro

Pasta do Desenvolvimento Agrário confirma Edegar Pretto para presidência da Conab

A confirmação do MDA ocorreu por meio de um aviso para coletiva de imprensa, enviado pela assessoria de imprensa, com o ministro Paulo Teixeira para anúncio de Pretto no comando da estatal

Brasília: A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga a expectativa para a produção nacional de café, com base no primeiro levantamento de campo, feito por técnicos da companhia nos principais estados produtores do grão (Marcelo Camargo/Agência Brasil) (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Brasília: A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga a expectativa para a produção nacional de café, com base no primeiro levantamento de campo, feito por técnicos da companhia nos principais estados produtores do grão (Marcelo Camargo/Agência Brasil) (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de janeiro de 2023 às 10h21.

Última atualização em 6 de janeiro de 2023 às 10h24.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) confirmou na noite desta quinta-feira (5) que o deputado estadual Edegar Pretto (PT-RS) será o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A confirmação do MDA ocorreu por meio de um aviso para coletiva de imprensa, enviado pela assessoria de imprensa, com o ministro Paulo Teixeira para anúncio de Pretto no comando da estatal.

O PT havia definido a indicação do nome de Pretto para a empresa pública, dependendo apenas do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reportagem apurou que a chancela do presidente foi dada a Teixeira em reunião do ministro com Lula.

O deputado, que concorreu ao governo do Rio Grande do Sul, é ligado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e tem atuação parlamentar voltada à agricultura familiar. Apesar de sua derrota nas urnas, o PT via a necessidade de mantê-lo em projeção para retornar a disputa ao governo gaúcho em 2026, já que sua votação no último pleito foi considerada "expressiva" pelas lideranças da legenda.

Nesta semana, Pretto disse à reportagem que avaliaria com Teixeira a possibilidade de assumir a estatal. O deputado antecipou também as prioridades na nova gestão, como retomar estoques reguladores e estruturar políticas de apoio aos pequenos produtores, além da manutenção das atuais políticas de abastecimento e de apoio ao agronegócio.

A estatal, que saiu da gestão do Ministério da Agricultura para o MDA, é alvo de queda de braço entre a ala governista ligada ao agronegócio e a ala da agricultura familiar. Um grupo ligado ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ainda articula a gestão compartilhada da estatal, contrariando as lideranças petistas, o que deve ser inviabilizado pela oficialização de Pretto.

LEIA TAMBÉM:

 

Acompanhe tudo sobre:ConabExame-Agro

Mais de EXAME Agro

Sem tarifa, café do Vietnã pode invadir EUA e Brasil perder espaço

Japão está perto de abrir mercado para carne brasileira, diz Fávaro

EUA não terá alívio na safra atual, mesmo com compras da China

Greenlight, dos EUA, submete no Brasil primeiro bioinsumo à base de RNA