EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Ministério da Agricultura será dividido em três? Decisão final é de Lula, diz senador

Segundo o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), que faz parte do grupo de transição, entidades serão ouvidas sobre o tema na semana que vem

Brasília: divisão em Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca é defendida por uma ala do PT (Valter Campanato/Agência Brasil)

Brasília: divisão em Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca é defendida por uma ala do PT (Valter Campanato/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 25 de novembro de 2022 às 17h22.

A divisão ou não do Ministério da Agricultura dependerá de orientação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou o senador Carlos Fávaro (PSD-MT).

"Estamos com a caixinha ainda debaixo do Ministério da Agricultura e vamos aguardar orientação do presidente Lula. Ele é que manda", disse Fávaro a jornalistas, após reunião do grupo técnico de transição na Agricultura.

Cadastre-se na newsletter EXAME Agro e fique por dentro das principais notícias do setor

Uma ala do Partido dos Trabalhadores defende a divisão da pasta em três: Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca, o que não é bem recebido pelo setor produtivo.

Segundo o senador, a partir da terça-feira, 29, o grupo técnico fará a recomendação sobre a estrutura da Agricultura. "Ouviremos as entidades de classe sobre a estrutura da Agricultura. Ouviremos entidades de pesca, agricultura familiar, algodão, soja, milho, café, carnes e então começaremos a fazer recomendação sobre estrutura", afirmou.

Conforme Fávaro, o grupo técnico chamará de 20 a 30 entidades representativas de todos os segmentos do agro para conversar na próxima terça-feira.

Fávaro foi coordenador de assuntos relacionados ao agro da chapa Lula/Alckmin e é considerado favorito na disputa pelo comando da pasta a partir de janeiro. É o nome avalizado pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, para o cargo.

Notícias exclusivas do agro e o que movimenta o mercado

Você já conhece a newsletter semanal EXAME Agro? Receba na sua caixa de e-mail as principais notícias sobre o agronegócio e histórias dos empreendedores que fazem a diferença no campo. Cadastre-se aqui gratuitamente e acompanhe também o programa EXAME Agro no YouTube: 

yt thumbnail

Cadastre-se na newsletter EXAME Agro e fique por dentro das principais notícias do setor

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaLuiz Inácio Lula da SilvaMinistério da Agricultura e Pecuária

Mais de EXAME Agro

Sorgo e canola: a próxima empreitada da 3tentos no setor de combustíveis

União Europeia aprova adiamento em 12 meses da implementação da lei 'antidesmatamento'

Enquanto Defesa entra no debate, ministérios do agro devem escapar de corte de gastos