Ministério da Agricultura investiga a comercialização de produtos rotulados como ‘café fake’ em São Paulo, Paraná e Santa Catarina (Alexandre Rezende/NITRO/Divulgação)
Agência de notícias
Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 20h20.
O Ministério da Agricultura iniciou uma investigação para apurar irregularidades na venda do chamado "café fake". O órgão recebeu denúncias que colocam em dúvida a legalidade de produtos denominados “pó para preparo de bebida sabor café”.
A presença de cascas e grãos defeituosos de café, aromatizantes e da informação sobre o uso de polpa do produto como ingrediente, sem que esta tenha sido encontrada nos estabelecimentos responsáveis por sua comercialização, motivou a apreensão cautelar e o aprofundamento das análises. Segundo o Ministério da Agricultura, houve ações de fiscalização concentradas em São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Os produtos e a matéria-prima utilizada para a fabricação foram apreendidos cautelarmente e aguardam o término das análises para se concluir quanto à legalidade ou não dos produtos, informou o órgão. Hugo Caruso, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da pasta, disse que não é possível afirmar, neste momento, se de fato se trata de fraude.
"Os produtos foram apreendidos e estão sendo analisados. Somente após a conclusão das análises poderemos afirmar se os produtos são realmente uma fraude", disse Caruso.
O Ministério da Agricultura concentra suas ações de fiscalização em três estados e aguarda a conclusão das análises para confirmar a fraude.