EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Ministério da Agricultura instala centro de operações de emergência para gripe aviária

Entre as atribuições do centro de operações estão a divulgação de informações à população, a identificação e a adoção dos mecanismos de apoio aos órgãos do Mapa para combate à gripe aviária

Gripe aviária: também podem ser convidados representantes de outros órgãos e entidades públicas e privadas para as reuniões de debate das ações de enfrentamento (Senado/Reprodução)

Gripe aviária: também podem ser convidados representantes de outros órgãos e entidades públicas e privadas para as reuniões de debate das ações de enfrentamento (Senado/Reprodução)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 26 de maio de 2023 às 18h20.

Última atualização em 26 de maio de 2023 às 19h42.

O Ministério da Agricultura, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), instalou o Centro de Operações de Emergência Agropecuária (COE-Mapa Influenza Aviária). O ato está definido na Portaria SDA nº 810, publicada no "Diário Oficial da União" (DOU) desta sexta-feira, 26.

Conforme comunicado do ministério, com o objetivo de atuar como mecanismo de articulação institucional em resposta ao estado de emergência zoossanitária em vigor no país desde 22 de maio, o COE-Mapa Influenza Aviária será responsável por uma série de ações de enfrentamento à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), registrada pela primeira vez no Brasil em aves silvestres em maio deste ano.

Para que serve o Centro de Operações de Emergência Agropecuária?

Entre as atribuições do centro de operações estão a divulgação de informações à população, a identificação e a adoção dos mecanismos de apoio aos órgãos do Mapa para combate ao avanço de casos de IAAP.

Integram o COE-Mapa Influenza Aviária os departamentos de Saúde Animal; de Suporte e Normas; de Gestão Corporativa; de Serviços Técnicos e de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Também podem ser convidados representantes de outros órgãos e entidades públicas e privadas para as reuniões de debate das ações de enfrentamento à gripe aviária.

Acompanhe tudo sobre:Exame-AgroGripe aviária

Mais de EXAME Agro

Exportações de café brasileiro para China esfriam em 2024 — mas setor segue otimista

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25