EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313
GOV. MT 500X313
Logo Engie preto
btgpactual-advisors_fc7f32

Lula afirma que Brasil e África terão 25 ações para desenvolvimento agrícola da região

Lula realizou suas primeiras agendas oficiais no país nesta sexta-feira. Ele chegou ao Palácio Presidencial perto das 7h15, horário de Brasília, e foi recebido pelo presidente angolano, João Lourenço

 (Ricardo Stuckert / PR/Flickr)

(Ricardo Stuckert / PR/Flickr)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 25 de agosto de 2023 às 10h57.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou à imprensa após agendas em Angola sobre a cooperação entre os dois países. Entre os pontos citados por Lula, estão acordos de cooperação em saúde, educação e agricultura.

"Vamos elaborar um plano de ação conjunta entre nossos ministérios da Agricultura. Estamos desenvolvendo um programa que será um novo paradigma na nossa cooperação com a África. O programa vai reunir 25 ações que se complementam todas com o objetivo de promover o desenvolvimento agrícola nesta região", disse.

Campanha mundial contra a desigualdade

Mais cedo, Lula afirmou que está "assumindo um compromisso" de tentar fazer uma "campanha mundial contra a desigualdade". Ele deu as declarações após ser condecorado com a Ordem Dr. António Agostinho Neto.

"Essa ordem aumenta a minha responsabilidade. Agora, eu estou assumindo o compromisso de tentar fazer uma campanha mundial contra a desigualdade", comentou.

Lula realizou suas primeiras agendas oficiais no país nesta sexta-feira. Ele chegou ao Palácio Presidencial perto das 7h15, horário de Brasília, e foi recebido pelo presidente angolano, João Lourenço. Os dois tiveram uma reunião privada.

O presidente também visitou o Memorial Antônio Agostinho Neto, ex-presidente que lutou pela independência do país. Lula prestou homenagem ao político e depositou uma coroa de flores. A relação diplomática entre Brasil e Angola foi estabelecida em 1975, ano da independência do país africano — o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência.

Na agenda do presidente ainda há a previsão que ele participe de uma sessão solene em sua homenagem na Assembleia Nacional e tenha um encontro privado com Carolina Cerqueira, presidente da Assembleia.

Acompanhe tudo sobre:Exame-AgroLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de EXAME Agro

Após renúncia de executivos, Agrogalaxy entra com pedido de recuperação judicial

Broto, do BB, anuncia Evaldo Gonçalo como novo CEO

JBS vai produzir biogás com empresa dos EUA

O boom dos mirtilos no Peru: uma revolução agrícola que transformou o mercado global