EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Ipea revisa PIB da agropecuária de 2,6% para 1,7% em 2021

Segundo o Ipea, o ajuste nas projeções foi motivado pelos impactos climáticos adversos e pela piora do cenário para a produção de bovinos

Lavoura de milho em Campo Novo do Parecis (MT) 
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Lavoura de milho em Campo Novo do Parecis (MT) (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de agosto de 2021 às 14h01.

Última atualização em 26 de agosto de 2021 às 14h15.

O crescimento do PIB do setor agropecuário em 2021 foi revisto de 2,6% (previsão feita em junho) para 1,7%, representando o quinto ano consecutivo de crescimento do setor, o único a não apresentar redução em 2020. A previsão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada nesta quinta-feira.

  • O futuro do Agro está na tecnologia. Quer saber como? Assine a EXAME

Segundo o Ipea, o ajuste nas projeções foi motivado, principalmente, pela redução nas estimativas de produtividade e produção de culturas importantes (como a do milho), em virtude dos impactos climáticos adversos da ocorrência de um fenômeno La Niña mais severo nesta safra, e pela piora do cenário para a produção de bovinos.

No valor adicionado da produção vegetal em 2021, os pesquisadores do Ipea revisaram a alta de 2,7% para 1,7%. Ainda assim, o desempenho positivo foi sustentado pelas altas nas produções de soja (+9,8%), trigo (+36,0%) e arroz (+4,1%). Isso compensou as quedas estimadas para as demais culturas: milho (-11,3%), cana-de-açúcar (-3,2%) e café (-21,0%). "O rendimento do milho em 2021, em especial, foi muito prejudicado pelo atraso na colheita da soja, que retardou o plantio da segunda safra, ficando dependente de chuvas tardias que não ocorreram", destaca o Ipea.

Na produção animal, a previsão de alta foi revista de 2,5% para 1,8%, com crescimento para todos os segmentos, com exceção da produção de bovinos, com queda de 1,0%. Há expectativa de desempenho positivo na produção das demais proteínas: suínos (+7 7%), frangos (+3,9%), leite (+3,1%) e ovos (+4,5%). No caso dos suínos, o bom desempenho está relacionado com o forte crescimento das exportações para a China neste ano.

O podcast SuperAgro vai ao ar todas as quartas-feiras com os principais desafios e oportunidades do agronegócio, com apresentação de Carla Aranha, repórter de macroeconomia da EXAME. Clique aqui para ver o canal no Spotify, ou ouça em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaCarnes e derivadosMudanças climáticasSafras agrícolas

Mais de EXAME Agro

Safra recorde deve impulsionar crescimento de 7,6% no valor da produção agropecuária em 2024/2025

Economia forte e menos poluição: como os brasileiros veem lei que impulsiona biocombustíveis no país

Brasil e pecuaristas rechaçam anúncio do Carrefour de não comprar carne do Mercosul

Em meio a protestos, Carrefour anuncia que não comprará carne de países do Mercosul