EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313
GOV. MT 500X313
Logo Engie preto
btgpactual-advisors_fc7f32

Hidrogênio verde: Câmara criará comissão para debater regulamentação

Arnaldo Jardim será o presidente do grupo de trabalho

SUPERAGRO: Lucas Amorim, diretor de redação da EXAME, entrevista o deputado Arnaldo Jardim (centro) e o secretário de agricultura de Goiás, Pedro Leonadro Rezende em painel em evento da EXAME. (Eduardo Frazão/Exame)

SUPERAGRO: Lucas Amorim, diretor de redação da EXAME, entrevista o deputado Arnaldo Jardim (centro) e o secretário de agricultura de Goiás, Pedro Leonadro Rezende em painel em evento da EXAME. (Eduardo Frazão/Exame)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 30 de maio de 2023 às 15h25.

Última atualização em 31 de maio de 2023 às 16h20.

A Câmara dos Deputados vai criar uma comissão temática para debater a regulamentação do hidrogênio verde. A informação foi adiantada, com exclusividade à EXAME, pelo deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).

O parlamentar será o presidente do grupo de trabalho que terá como objetivo apresentar formas de regulamentar a produção de hidrogênio por meio de processos sustentáveis ligado ao agronegócio, principalmente como um subproduto do processamento da cana-de-açúcar.

Leia mais: Hidrogênio verde: por que o Brasil não vai perder esse bonde bilionário

"O presidente Arthur Lira [PP-AL] constituiu uma comissão para discutir a regulamentação do hidrogênio. Várias rotas se apresentam. Eu vou ter a responsabilidade de presidir essa comissão lá na Câmara. Ela vai ser instalada nas próximas duas semanas. Não há dúvida de que a produção de hidrogênio a partir do etanol indica uma das mais promissoras das rotas", disse ele a 3ª edição do EXAME SUPERAGRO, evento que reuniu as principais autoridades e lideranças do agronegócio brasileiro em São Paulo, realizado na terça-feira, 30.

Na visão do de Jardim, o Brasil já é uma potência verde por conta de dois principais fatores: matriz energética baseada em fonte hídrica e o etanol.


ESPECIAL SUPERAGRO


"Os biocombustíveis têm tudo a ver com o agro, e não só naquilo que tem ligação com mover a frota leve de veículos do nosso país, como também o hidrogênio verde. Estamos com 27,5% [do mercado de combustíveis representado pelo etanol], e o governo federal apresentou um estudo para aumentar para 30%. A nossa resposta ao debate mundial sobre a eletrificação da frota é o híbrido ou o flex", afirmou o parlamentar.

Sustentabilidade

Ligada da mesma forma à sustentabilidade, está a produtividade no campo. Também participante do SUPERAGRO, Pedro Leonardo de Paula Rezende, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, afirmou que o estado tem um compromisso de contribuir com o país, aumentando o volume produzido na mesma quantidade de terra já plantada.

Para além disso, Goiás ainda tem experiências com bioinsumos para ser uma alternativa mais verde e resolver problemas externos relacionados a fertilizantes, por exemplo.

"Nós temos 7 milhões de hectares em grãos, o que corresponde a 10% da produção nacional. Podemos dobrar a produção somente [uso de] com pastagem degradada. Goiás foi o primeiro estado a ter um marco regulamentando os bioinsumos. Vamos ter no mês de junho uma comitiva com 20 países para conhecer esta área dentro de Goiás", disse.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosExame-AgroEnergiaEtanol

Mais de EXAME Agro

Após renúncia de executivos, Agrogalaxy entra com pedido de recuperação judicial

Broto, do BB, anuncia Evaldo Gonçalo como novo CEO

JBS vai produzir biogás com empresa dos EUA

O boom dos mirtilos no Peru: uma revolução agrícola que transformou o mercado global