EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Gripe aviária: Ministério da Agricultura orienta Estados a declararem emergência zoosanitária

A mudança de rota foi confirmada horas depois que o governador fez um sobrevoo na região central de São Paulo

Gripe Avi[aria: Em território nacional, o estado de emergência zoosanitária foi declarado em 22 de maio por meio de portaria do Ministério (Getty Images/Getty Images)

Gripe Avi[aria: Em território nacional, o estado de emergência zoosanitária foi declarado em 22 de maio por meio de portaria do Ministério (Getty Images/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 21 de julho de 2023 às 06h41.

O Ministério da Agricultura está orientando os Estados a declararem emergência zoosanitária em virtude da gripe aviária. Em nota, o ministério diz que a medida visa conter o avanço da doença sobre o plantel e objetiva também efetivar ações do governo federal nos Estados.

O pedido foi feito pelo ministro da Agricultura, Carlos Fábvaro, em reunião com governadores e representantes dos Estados e do Distrito Federal nesta quinta-feira, 20. O ministro alertou também para que os Estados reforcem as ações de contenção a fim de impedir o avanço da doença.

Emergência Zoosanitária

Em território nacional, o estado de emergência zoosanitária foi declarado em 22 de maio por meio de portaria do Ministério. Segundo a pasta, o Brasil ainda é um dos quatro países com o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no plantel comercial, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). "No entanto, para que as medidas de enfrentamento à gripe aviária sejam efetivadas, é necessário que os Estados também adotem medidas semelhantes, reforçando o alerta mesmo nas localidades onde não há qualquer registro de foco de gripe aviária. Isso porque a ocorrência de um caso em ave comercial afetaria todo o País", justiça a pasta.

O estado de emergência já declarado pelo ministério possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios. Mas, segundo a pasta, para que os Estados possam acessar os recursos já disponibilizados pelo governo e aplicar as ações, é necessário que adotem medidas semelhantes à adotada na União, de emergência zoosanitária.

"Estamos trabalhando, como sempre, com celeridade e transparência, adotando prontamente todas as medidas de controle e demonstrando isso para que os consumidores dos produtos do nosso frango, que estão em mais de 150 países no mundo, continuem tranquilos e confiantes", disse o ministro.

Acompanhe tudo sobre:Gripe aviáriaMinistério da Agricultura e PecuáriaEpidemias

Mais de EXAME Agro

Bancada do agro se articula para derrubar veto de Lula sobre tributação de Fiagros

Açúcar atinge menor preço em quatro meses, mas mercado ainda prevê riscos

Exportações de suco de laranja amargam no primeiro semestre da safra 2024/25

Os 3 motivos que fazem o Santander apostar suas fichas na SLC Agrícola