EXAME Agro

Gripe aviária: Ministério da Agricultura confirma mais um caso em ave silvestre; total sobe para 100

De acordo com o ministério, há outras nove investigações em andamento

Gripe Aviária: notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP (Michaela Rehle/Reuters)

Gripe Aviária: notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP (Michaela Rehle/Reuters)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 16 de setembro de 2023 às 08h48.

O Ministério da Agricultura informou, em atualização na plataforma oficial às 19h, que um novo foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em ave silvestre foi detectado no Brasil. No total, há 98 casos da doença em aves silvestres no País e dois focos em produção de subsistência, de criação doméstica, somando 100 no total.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

Investigação

De acordo com o ministério, há outras nove investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo. Dos casos investigados, um é em criação doméstica em uma galinha em Lucas do Rio Verde (MT), um em galinha em Bonito (MS), outro em galinha em Jerônimo Monteiro (ES) e um em galinha em Iracema (RR).

As notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Acompanhe tudo sobre:Gripe aviáriaDoenças

Mais de EXAME Agro

China aumenta compra de soja dos EUA, mas cenário segue favorável ao Brasil

Por que o CEO da AGCO está otimista com o setor de máquinas agrícolas em 2026

OPINIÃO: É preciso saber conviver com o fogo

União Europeia empurra lei antidesmatamento para 2026