Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango (Patrick T. Fallon/AFP)
Agência de notícias
Publicado em 21 de maio de 2025 às 09h43.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) informou, nesta quarta-feira, que 19 países e dois blocos econômicos -- União Europeia e União Euroasiática -- suspenderam as exportações de carne de frango e subprodutos de aves de todo o Brasil. Dez mercados se fecharam exclusivamente para o Rio Grande do Sul e dois deixaram de comprar, exclusivamente, do município gaúcho de Montenegro, onde foi registrado, no fim da semana passada, o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial brasileira.
A União Europeia é formada por 27 países. Já a União Euroasiática tem como membros Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão e Rússia.
A partir de quinta-feira, o Brasil terá de esperar 28 dias para que o ciclo do vírus termine. Se até lá não surgir mais nenhum caso, o país poderá se declarar livre da doença, em comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A partir de então, vai procurar os parceiros internacionais para retomar o embarques.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Depois da confirmação da doença no Rio Grande do Sul, estão sendo investigados oito casos.
As suspeitas mais preocupantes, que ocorrem em granjas comerciais, estão em Santa Catarina e no Tocantins. Os demais são em propriedades de subsistência ou em animais silvestres.
"O Mapa permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso. As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível", diz uma nota divulgada pelo ministério.
Suspensão total das exportações do Brasil
Suspensão para o Estado do Rio Grande do Sul
Suspensão para o município de Montenegro (RS)