EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313

Governo de SP anuncia R$ 215 mi em linhas de crédito a produtores rurais

O estado também deve lançar o programa AgroSP+Seguro. O objetivo é melhorar a segurança no campo

 (Divulgação/Divulgação)

(Divulgação/Divulgação)

CA

Carla Aranha

Publicado em 12 de agosto de 2021 às 14h54.

O governador João Doria anunciou, nesta quinta-feira, 12, a liberação de 215 milhões de reais para linhas de crédito e seguro rural. Serão 57 milhões de reais apenas de seguro rural. Em 2020, foram liberados 51 milhões de reais. Este ano, o governo paulista deve bater um recorde na liberação.

  • Vá além do básico e fique por dentro das principais análises econômicas. Assine a EXAME.

O lançamento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, com as presenças do vice-governador Rodrigo Garcia e do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges. “O agronegócio deve crescer pelo menos dois dígitos em São Paulo este ano”, disse Doria. “Esse resultado deverá ser puxado especialmente pelas exportações, que tem crescido em valor e quantidade “.

O governo de São Paulo também deve lançar o programa AgroSP+Seguro. O objetivo é melhorar a segurança no campo. Na primeira fase, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai enviar 250 caminhonetes a municípios. Caberá às administrações municipais, com a participação da Guarda Municipal ou da Polícia Militar, a estruturação do esquema de segurança nas áreas rurais.

Crédito e seguro rural

O Governo de SP também vai liberar 100 milhões de reais em crédito emergencial para atendimento aos produtores rurais afetados por eventos como a pandemia, seca e geadas. Os recursos serão viabilizados pelo Desenvolve-SP, Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), para o custeio emergencial. Outros 30 milhões de reais serão destinados ao Seguro Rural, totalizando 57 milhões de reais em 2021; valor 11,7% maior do que o liberado em 2020.

Agricultores afetados pelas geadas deverão ter acesso 50 milhões de reais. Cada produtor poderá obter crédito de até 21 mil reais.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento ainda vai viabilizar, via Banco do Brasil, a retomada de linhas de crédito do FEAP. No total, serão disponibilizados 35,7 milhões de reais para reativação da subvenção do programa Pró-Trator/Implementos Agrofácil e de outras ações nas áreas de Desenvolvimento Rural Sustentável, Aquicultura e Pesca, Agricultura Sustentável e Produção Animal.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaJoão Doria Júniorsao-paulo

Mais de EXAME Agro

Sorgo e canola: a próxima empreitada da 3tentos no setor de combustíveis

União Europeia aprova adiamento em 12 meses da implementação da lei 'antidesmatamento'

Enquanto Defesa entra no debate, ministérios do agro devem escapar de corte de gastos