EXAME Agro

Governo confirma primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil

Ministério ressalta que doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos, mantendo a população segura quanto à ingestão desses produtos

Publicado em 16 de maio de 2025 às 08h15.

Última atualização em 16 de maio de 2025 às 08h27.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta sexta-feira, 16, o primeiro caso de gripe aviária em sistema comercial no Brasil. Segundo comunicado do Mapa, a detecção aconteceu no Rio Grande do Sul, no município de Montenegro.

Desde 2006, o vírus circula principalmente em regiões da Ásia, África e norte da Europa.

O Mapa ressalta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos, mantendo a população segura quanto à ingestão desses produtos. O risco de infecção humana é considerado baixo, restrito principalmente a pessoas que mantêm contato intenso com aves infectadas, como tratadores.

As ações para conter e erradicar o foco da doença já foram iniciadas, seguindo o plano nacional de contingência, para controlar o surto e preservar a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento alimentar.

Além disso, o ministério está comunicando oficialmente os agentes da cadeia produtiva, a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, e parceiros comerciais do Brasil sobre o caso.

Acompanhe tudo sobre:AgropecuáriaAnimaisDoenças

Mais de EXAME Agro

COP30: Japão anuncia US$ 1 bi para restaurar pasto degradado no Brasil

Brasil pode vender mais cortes de carne aos EUA após tarifa cair, diz Abiec

'Ficou pior para nós', diz setor de café brasileiro sobre isenção de Trump